Com o objetivo de dar continuidade às negociações para aumentar o número de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar carne para a China, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) irá ao país asiático no início de junho.
Pelo menos cem frigoríficos brasileiros aguardam autorização para exportar à China, segundo informações do Mapa.
A China abriu seu mercado para a carne bovina brasileira em maio do ano passado e, desde então, novos frigoríficos brasileiros produtores de carnes bovina, suína e de aves têm sido habilitados a exportar. Mas muitos frigoríficos, principalmente os de médio porte, ainda não conseguiram a autorização.
No dia 1º de junho, Maggi se reunirá com representantes do órgão chinês de controle sanitário, a AQSIQ, para tratar sobre o pedido de missão chinesa para realizar auditoria em frigoríficos brasileiros e possivelmente ampliar o número de estabelecimentos habilitados a exportar.
Já no dia 3 de junho, Maggi irá participar da reunião de ministros da agricultura do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, na cidade de Xian. Na pauta de discussões, estarão segurança alimentar, desenvolvimento rural, crescimento agrícola sustentável em escala global, entre outros temas.
Durante o evento, o ministro também se reunirá separadamente com os ministros da agricultura da China, Argentina, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
Carnetec