A Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, promove entre terça e sexta-feira (dias 5 e 8), a 28ª edição do seu curso de melhoramento genético de bovinos destinados ao abate. O objetivo, conforme a entidade, é possibilitar aos participantes uma oportunidade de atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de produção e sustentabilidade da agropecuária.
O curso será aberto nesta terça-feira com sete palestras. Pesquisadores vão discutir temas como: Pecuária de Corte no Brasil (estado da arte e perspectivas de mercado), Recursos genéticos e estratégias de melhoramento, Estratégias para intensificação da bovinocultura de corte, Biotécnicas reprodutivas para aceleração do melhoramento genético, Manejo sanitário do rebanho e Aspectos econômicos da aplicação de técnicas reprodutivas (monta natural, inseminação artificial e inseminação artificial em tempo fixo).
Já na quarta-feira, a programação do evento prevê palestra sobre: Cruzamentos em gado de corte, Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne, Critérios e objetivos de seleção, Tratamento dos dados de performance (genética e ambiente), Predição dos valores genéticos e Genética molecular aplicada ao melhoramento de gado de corte.
Na quinta-feira, o curso vai abordar temas como: O melhoramento animal na era das diferenças esperadas na progênie (DEPs), Sumários de touros e sua utilização no suporte aos processos
de seleção e acasalamento, Eficiência nutricional e técnicas de manejo para preparo de touros para comercialização e readaptação a sistemas de reprodução, Gestão da fazenda de gado de corte e Programa Geneplus (definição, implementação e retorno ao criador).
O último dia do evento, sexta-feira, será dedicado a atividades em campo, com a visita dos participantes a unidades de demonstração da Embrapa, em Campo Grande.