Os acordos buscam consolidar a parceria entre a Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) e as unidades federativas, por meio de trocas de informações sobre anúncios de projetos e oportunidades de investimentos, intercâmbio de dados econômicos, políticas de estímulo à atividade econômica, participação ou promoção conjunta em eventos relacionados à área de inversões produtivas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha, até o final deste ano o ministério pretende firmar acordos de cooperação com todos os outros estados brasileiros. “Neste momento, é muito importante fortalecer a parceria entre o MDIC e os órgãos estaduais de desenvolvimento para aumentar as possibilidades de atuação da Renai no fomento à atração de investimentos produtivos no país”, disse.
Na reunião também foram discutidos aspectos da política econômica brasileira, com ênfase a questões relacionadas à demografia, ao crescimento e à produtividade. Em relação ao fortalecimento das exportações brasileiras, os diretores da Secretaria de Comércio Exterior Herlon Brandão e Ana Junqueira, apresentaram a evolução do Plano Nacional de Exportações e o Plano Nacional da Cultura Exportadora.
Além de Gadelha, o encontro contou com a participação do secretário-executivo do MDIC, Fernando Furlan, e do secretário de Comércio e Serviços, Marcelo Maia. Também estiveram presentes o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Magalhães Barros II, que presidiu a reunião, além de representantes do Ministério da Fazenda e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Renai
A Renai é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) que tem como objetivo fornecer informações úteis ao processo de tomada de decisão por parte de potenciais investidores estrangeiros. Além disso, busca apoiar as estruturas federal e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de investimentos produtivos e articular medidas de facilitação dos investimentos no país.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC