Campo Grande (MS) – Teve inicio neste mês em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação obrigatória contra a febre aftosa 2015. O Estado que é dividido em três regiões sanitárias, tem etapas de vacinação distintas sendo que na região de fronteira – imposta pelo Estado desde 2008, acontece de 1º de abril a 15 de maio, na região do planalto, de 4 de maio até 8 de junho e no Pantanal será realizada de 4 de maio até 17 de junho. Os criadores desta última região tem ainda a opção, por conta das condições climáticas, de vacinar em maio ou novembro.
Também é obrigatória em todo o Estado, a vacinação contra a Brucelose para fêmeas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário cadastrado na IAGRO.
Mato Grosso do Sul, que tem o quarto maior rebanho do País, abate uma média de quatro milhões de cabeças ao ano e tem o status de ‘área livre de aftosa’ com vacinação desde 2008, mas mantém vigilância permanente através da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (IAGRO), que atualmente é presidida por Luciano Chiochetta.
Em entrevista na manhã desta quarta-feira (8) a Rádio Educativa, Luciano explicou que a Iagro utiliza de três modalidades para auditar a vacinação nas propriedades, sendo elas: a vacinação com agulha oficial onde o Estado doa e aplica a vacina. Essa modalidade é utilizada principalmente em pequenas propriedades, assentamentos, aldeias indígenas, propriedades localizadas nas periferias da cidade; Vacinação assistida, onde a Iagro acompanha a vacinação em 100% do rebanho na propriedade, do inicio ao fim; e a Vacinação fiscalizada onde a Iagro acompanha o inicio da vacinação, verificando se esta sendo realizada da forma correta e com os cuidados necessários para conservação das doses, mas não permanece no local até a sua conclusão.
O controle do estoque de animais, bem como sua movimentação e vacinação é todo controlado pela Iagro através de um sistema informatizado próprio, implantado em 1997, e que, recebe constantes atualizações. “Hoje para exercer a atividade agropecuária no Estado o produtor precisa ser cadastrado, informar o seu rebanho, e informar sempre a sua movimentação. A gestão dos dados e a fiscalização ficam por conta da IAGRO e na busca por facilitar a vida do produtor, já no próximo mês de maio, a Guia de transito animal (GTA) que já é emitida via internet, será emitida definitivamente apenas por este mecanismo já na plataforma de gestão agropecuária nacional (PGA), um banco de dados integrado com outros 24 Estados e que possibilitará ao Iagro emitir guias não só para trânsito entre os municípios de Mato Grosso do Sul bem como para trânsito para qualquer canto do País”. Observou Luciano.
Segundo ele o PGA traz mais segurança para os órgãos de controle do Estado e do País, bem como para o produtor, pois terá um controle mais abrangente sobre o trânsito dos animais.
Ainda para o mês de maio está previsto o lançamento de um programa de controle de aglomeração de animais em leilões e exposições, que até então é realizado de forma manual. Segundo Luciano, o novo sistema facilitará o controle da atividade e passará parte da responsabilidade da fiscalização para a iniciativa privada, pois os veterinários da iniciativa privada também vão poder fazer essa fiscalização, passando assim a Iagro a ter apenas a função de auditoria nesses eventos. Esse sistema também possibilitará a diminuição de prejuízos aos produtores: “Hoje as GTA’s emitidas durante os eventos tem prazo de sete dias para serem inseridas no sistema da Iagro e se esse prazo é perdido, o produtor sofre sanções. Com o novo sistema o risco é muito menor de isso acontecer”. Esclareceu.
O lançamento oficial da campanha de vacinação da aftosa deve ser definido nos próximos dias. A agência estima que serão vacinados cerca de 19 milhões de animais. Findados os prazos nas três regiões, os produtores têm até 15 dias para fazer o registro pelo site do Iagro, no endereço http://www.iagro.ms.gov.br, link SANIAGRO.
Outras informações poderão ser obtidas nos escritórios locais da Agência e pelo telefone 0800 67 9120 (Disque Aftosa).
Serviço:
Agenda de Vacinação de Aftosa e Brucelose em Mato Grosso do Sul
Zona de fronteira – de 1º de abril a 15 de maio
Zona do planalto – de 4 de maio a 8 de junho
Zona do Pantanal – de 4 de maio a 17 de junho
Jornalista: Kelly Ventorim