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Marketing e perspectiva de mercado na pauta do 10º Congresso Brasileiro do Algodão

  • 24 jul 2015
  • Categorias:Geral
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Reunindo produtores, pesquisadores, agrônomos, engenheiros e técnicos, o 10º Congresso Brasileiro do Algodão, que será realizado de 1º a 4 de setembro, em Foz do Iguaçu, vai discutir as principais questões do setor, em seis plenárias e 24 mesas-redondas. Entre os temas, está “Algodão Brasileiro: Mercado, Perspectivas e Marketing”, que terá entre os palestrantes o brasileiro José Sette, diretor-executivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC, na sigla em inglês).

Tendo como mediador o jornalista William Waak, da Rede Globo, esse painel será aberto com a palestra de José Sette, seguida de um amplo debate com a participação de representantes das entidades Abrapa (produção), ANEA (exportação) e ABIT (têxtil), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (políticas agrícolas) e do Rabobank (crédito agrícola).

Desafios

Para José Sette, os grandes desafios para a cotonicultura mundial e brasileira, no âmbito da produção, são o aumento da produtividade e a sustentabilidade do cultivo. “Em ambas as questões, o Brasil tem muito a mostrar ao mundo”, disse. De acordo com Sette, em termos de produtividade, a brasileira está entre as mais altas do mundo, o que é especialmente significativo na medida em que a irrigação é raramente utilizada. “Também no campo da sustentabilidade o Brasil se destaca e é hoje o maior fornecedor de algodão dentro do programa BCI – Better Cotton Initiative”.

Entretanto, para o diretor-executivo do ICAC, um desafio ainda maior para toda a cotonicultura é incrementar a demanda pelo algodão, tanto no Brasil quanto no exterior. “A demanda pelo produto cresce a taxas inferiores às desejáveis e é preciso adotar medidas concretas para impulsionar o consumo”. Ele lembra que após cinco anos seguidos em que a produção superou o consumo, a previsão é que haverá um pequeno superávit de demanda no ano safra 2015/16. “Dessa forma, esperamos uma ligeira redução nos substanciais estoques acumulados no passado recente”.

Sobre o ICAC – Organismo internacional de referência para produtores e consumidores de algodão, o ICAC – International Cotton Advisory Committee foi fundado em 1939 e tem sua sede em Washington (EUA). O Comitê tem por finalidade servir como fórum para o desenvolvimento de políticas e soluções para o fortalecimento da cadeia de valor do algodão; melhorar a transparência do mercado e permitir que as decisões econômicas sejam tomadas com base em dados precisos e em tempo oportuno; incentivar o desenvolvimento e disseminação do conhecimento; e promover a sustentabilidade da produção de algodão.

Sobre o 10º CBA – O Congresso Brasileiro do Algodão é uma realização da Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, e será promovido de 1º a 4 de setembro no Hotel Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento tem como tema central “Qualidade. Caminho para a Competitividade”.

Maiores Informações: http://www.congressodoalgodao.com.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do 10º CBA

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