Finalizada a etapa de maio, da campanha de vacinação contra febre aftosa, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) informou que já foram declaradas pelo produtor, via web, a imunização de 12.529.981 bovídeos, que correspondem a 64,42% dos animais evolvidos nesta etapa.
A IAGRO aguarda ainda a comunicação da imunização de 6.920.987 bovídeos de um total de 19.450.968, já que no sistema de atenção animal – SANIAGRO, consta a aquisição de 6.793.413 doses de vacina contra a febre aftosa, ainda não registradas.
Nesta etapa, que teve inicio no dia 04 de maio, a Iagro efetuou a vacinação estratégica – realizada sob a supervisão do Serviço Veterinário Oficial – em 5.370 propriedades rurais, imunizando 212.463 bovídeos.
Segundo o Diretor Presidente da Agência, Luciano Chiochetta, o trabalho está sendo realizado conforme o programado e os índices de vacinação contra a febre aftosa estão dentro da expectativa.
A vacinação em Mato Grosso do Sul teve início no dia 1º de abril, pela região de fronteira, onde os trabalhos seguiram até o dia 15 de maio. Nessa área, os produtores tiveram até o dia 1º de junho para fazer o registro dos animais imunizados.
Na região do planalto, a vacinação aconteceu de 4 de maio a 8 de junho e o registro ainda pode ser feito até o dia 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha que começou em 4 de maio termina no próximo dia 17 de junho, com prazo para registros até dia 2 de julho.
As doses das vacinas só podem ser adquiridas pelo produtor durante o período estipulado no calendário, assim como o registro da imunização também tem prazo junto à IAGRO. A agência mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e orientar os pecuaristas.
O registro é feito pelo site da SANIAGRO, no endereço http://www2.iagro.ms.gov.br/
Também é obrigatória em todo o estado, segundo a IAGRO, a vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado no PNCBT.
IAGRO
O controle do estoque de animais, bem como sua movimentação e vacinação são todos feitos pela Iagro através de um sistema informatizado próprio e recebe constantes atualizações. Hoje para exercer a atividade agropecuária no Estado o produtor precisa ser cadastrado, informar o seu rebanho, e a sua movimentação. A gestão dos dados e a fiscalização ficam por conta da Agência, que possui ainda banco de dados integrado com outros 26 estados e a plataforma federal.