A Rota Bioceânica segue viabilizada com o andamento das obras da ponte sobre o Rio Paraguai, realizado pelo Consórcio PYBRA e com o compromisso do Governo Federal de que, até o mês de junho deste ano será lançado o edital de licitação para construção da alça de acesso à ponte que vai ligar o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho à cidade paraguaia de Carmelo Peralta.
“Obtivemos essa garantia durante a reunião que tivemos com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília. Ele nos informou que o compromisso do governo federal é de lançar a licitação da alça de acesso à ponte até junho deste ano. Segundo ele, já foram alocados R$ 93 milhões, exclusivamente para essa obra”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que participou das agendas do governador Eduardo Riedel em Brasília, na semana passada.
Os R$ 93 milhões garantidos pelo Ministério dos Transportes fazem parte de um repasse no valor total de R$ 984 milhões para Mato Grosso do Sul, destinados à manutenção da infraestrutura logística das rodovias que cortam o Estado, especialmente as BRs 262, 267 e 163, além do acesso à Rota Bioceânica. Desse montante, R$ 425 milhões serão repassados já nos primeiros 100 dias do Governo Federal.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância do investimento no corredor logístico de integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “A Rota Bioceânica muda a geopolítica da produção sul-mato-grossense, então essa confirmação da construção da alça de acesso à ponte, já com recursos alocados, é essencial”, comenta o titular da Semadesc. O estágio atual da construção da ponte é de 17% das obras concluídas.
Ponte sobre o Rio Paraguai
A ponte sobre o Rio Paraguai é fundamental para a viabilização da Rota Bioceânica. A obra é financiada pela usina Itaipu Binacional no valor de 616, 836 milhões de guaraníes (cerca de US$ 90 milhões) e terá uma extensão total de aproximadamente 1.293 metros. No lado brasileiro, estão sendo feitos os preparativos para a execução das estacas. A central dosadora de concreto já está montada no lado brasileiro, juntamente com os armazéns de apoio. A travessia de todo esse material para a margem brasileira do rio foi feita sobre jangadas.
De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, cerca de 180 trabalhadores estão envolvidos diretamente na obra e para garantir a celeridade do processo, algumas equipes fazem horas extras, informa o A previsão é de concluir as obras no ano que vem.
A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros que ligará os dois maiores oceanos do planeta, Atlântico e Pacífico, partindo do Brasil e chegando aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.