Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (18) começa a Beef Week em Campo Grande, o primeiro evento do segmento em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um movimento de consolidação da cadeia produtiva da carne bovina com o intuito de aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira. A Beef Week acontece de 18 a 24 de julho, na Capital, e de 22 a 31 de julho, em Bonito, durante o Festival de Inverno de Bonito. Mais de 40 estabelecimentos terão pratos à base de carne bovina, assinados por chefs da ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal, com valor até 50 reais. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) através do PROPEQ – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – e co-realização pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, SEBRAE/MS, SENAI, SEST/SENAT, SENAC, Fecomércio MS, FIEMS – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
A Beef Week ocorre paralelamente ao Circuito Intercorte, que será no Centro de Eventos Albano Franco nos dias 20 e 21 de julho, com o intuito de discutir tecnologias e melhorias na produção de carne. Segundo o secretário da Semade, Jaime Verruck, além de propiciar o adensamento da cadeira produtiva da carne, o evento deve contribuir para dar condições de desenvolvimento aos pequenos negócios locais. “A lógica é trazer esses grandes eventos com o intuito de internalizar maiores ganhos econômicos para Mato Grosso do Sul. A Semade busca ampliar esse escopo e sabendo dessa parceria entre Famasul e Intercorte, resolveu ampliar o evento aqui no estado, trazendo a Beef Week e o Caminho do Boi.”
Expectativa – De acordo com a diretora da Verum Eventos, que organiza a Beef Week e o Circuito Intercorte, Carla Tuccilio, trata-se de uma grande oportunidade para valorizar o trabalho dos pecuaristas do estado. “Esta será a primeira edição da Beef Week em Campo Grande, que vamos levar igualmente a Bonito, e já está batendo recordes. Em Cuiabá, houve a participação de 7 restaurantes, em São Paulo, tivemos 9 estabelecimentos e aqui em Mato Grosso do Sul temos mais de 40. A palavra “referência” já ficou estabelecida para essa primeira etapa na Capital.”
“Será uma semana de muita gastronomia e cultura. A Abrasel MS contribui com o seu know-how de outros festivais, articulando restaurantes associados, que conferem prestígio e qualidade ao evento, fomentando a participação da ponta da cadeia – o consumidor – nesse movimento. Afinal, todos nós trabalhamos, desde o manejo sustentável, a busca pela qualidade da carne, um bom serviço e pratos bem acabados com a finalidade de atender o consumidor”, afirma o recém-empossado presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer .
Carlos Batalha, dono do Firula´s Café considera a iniciativa importante diante da atual conjuntura econômica. “Este é um momento oportuno para a divulgação dessa novidade e o governo do Estado, percebendo isso, trouxe a Beef Week para Mato Grosso do Sul. Estamos de fato valorizando a questão da qualidade da nossa carne e independente de ser restaurante, cafeteria ou bar, queremos fazer com que o cliente aumente essa percepção sobre a nossa produção. O evento chega para agregar, somar e divulgar Mato Grosso do Sul como produtor e exportador de carne com excelência”, ressaltou.
Já João Francisco Fornari Denardi, proprietário da Churrascaria Figueira, na Capital, destaca que ficou impressionado com a divulgação e movimentação da Beef Week na Capital. “Percebemos que será um sucesso através da repercussão pela imprensa. Serviremos um Entrecot Grelhado com buffet à vontade por R$ 45,90 e dependendo da aceitação, o prato será fixo no cardápio. A Beef Week é importante para valorizar o que é da gente. Nós compramos a carne servida no Figueira de um frigorífico do estado, produzida no Pantanal justamente para valorizar o que é regional”, explicou.
Até uma das docerias mais conhecidas da Capital também participa do evento. Para Erlenice Palhano Mcphee, gerente de produção da Doces Momentos, mesmo atuando a priori em um segmento diferente, a empresa fez questão de participar da Beef Week. “Estamos bastante animados com o evento, pois temos uma boa clientela que vem ao final da tarde e à noite para comer. Apesar de sermos uma doceria, temos opções de lanches e o proprietário, Rogério Kerkhoff, decidiu oferecer o Mix de Hamburguers Gourmet assinado pelo chef André Nardo, acompanhado gratuitamente por uma garrafinha de cerveja e 2 mini cheesecakes – um de morango e um de goiaba a R$ 35. Divulgamos esse prato com carne e nossos doces também”, pontuou.
Mais informações: www.beefweekbrasil.com.br
Foto: Assessoria Abrasel/MS