Campo Grande (MS) – A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) promoveu no mês de junho um ciclo de capacitação e atualização técnica direcionado aos profissionais de contabilidade do Estado, a fim de otimizar o tempo de tramitação e reduzir número de processos devolvidos, seja na abertura ou encerramento de empresas ou outros procedimentos realizados pelo órgão. Até o momento, foram realizadas capacitações nas cidades de Campo Grande e em Dourados, beneficiando 220 pessoas.
No período de 15 a 26 de junho, 150 profissionais passaram pela sede da Junta na Capital, assistindo às orientações repassadas pelos técnicos do órgão, relacionadas à legislação atual e outros temas. Foram seis turmas com 25 pessoas cada, inscritas por meio de parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC-MS) e o Sescon-MS. No dia 30 de junho foi oferecida capacitação a 70 pessoas contabilistas e técnicos contábeis do município de Dourados, ação promovida com o apoio do sindicato da categoria na região.
De acordo com o presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, mudanças e adequações na legislação têm contribuído para um alto número de processos devolvidos por incorreção. “Temos um significativo volume de processos devolvidos para correções nas exigências de dados fornecidos. Isso acaba interferindo no tempo de resposta a essas solicitações. Para contornar essa situação, a Jucems está realizando esse ciclo de orientações e atualização para esclarecer as dúvidas com relação ao preenchimento correto dos dados e também colher sugestões que representem melhorias nos processos”, afirmou.
Além das questões envolvendo o preenchimento de formulários, Augusto Castro lembrou ainda o fato de a Jucems ser atualmente, o local no qual o empresário deve realizar alterações no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), ou mesmo abertura ou baixa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). “Desde fevereiro deste ano, esses procedimentos tem de ser realizados na Junta Comercial e não mais na Receita. O órgão assumiu esse serviço, mas muitos empreendedores e mesmo profissionais de contabilidade ainda não acostumaram com essa situação, que é uma novidade”, disse o presidente da Jucems.
Outros ciclos de atualização técnica serão oferecidos pela Jucems, no âmbito dos 21 escritórios regionais do órgão no interior de Mato Groso do Sul. Segundo Augusto Castro, essas capacitações ocorrerão ao longo deste ano e serão promovidas de forma continuada.
A Jucems é um órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).