Campo Grande (MS) – O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foi nomeado vice-Presidente Regional representando o Centro-Oeste (CO) no Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico – Consedic. A reunião aconteceu no dia 08 de abril, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. O secretário-Adjunto da Semade, Ricardo Senna, representou o governo do Estado nesta 17ª reunião ordinária.
Ricardo Senna, que foi nomeado secretário-Adjunto da Semade na quarta-feira (08), destacou o papel o Conselho Nacional e a importância da participação de Mato Grosso do Sul nas decisões deliberativas. “O papel do Conselho Nacional será de fomentar o desenvolvimento econômico e incentivar a pauta de exportações, ajudando na discussão das políticas de desenvolvimento do país e atuando em sintonia com as agendas de desenvolvimento regionais” afirmou Senna.
Além do ministro, participaram da reunião o secretário-executivo do Ministério, Ivan Ramalho, deputados federais e mais 19 secretários de Estado.
O ministro iniciou seu discurso reafirmando a confiança de que, mesmo com a necessidade de se realizar um ajuste fiscal, em pouco tempo a economia brasileira voltará a registrar crescimento. “Não compartilho da visão pessimista que está se espalhando e contaminando expectativas. Quem conhece a natureza das crises que o Brasil viveu, de 1994 para cá, sabe que o país passou situações muito mais agudas. Se fizermos o ajuste na velocidade devida, logo o país reestabelecerá as condições para voltar a crescer”, avalia.
O ministro afirmou também que já começa a perceber o movimento de algumas empresas para voltar ao mercado exterior, um claro sinal de que o cenário para a exportação é positivo. “Empresas que estavam fora do mercado externo voltaram a colocar a exportação como uma prioridade no seu planejamento. Creio que já teremos este ano um resultado da balança comercial melhor”, avaliou.
O ministro terminou ressaltando a importância da contribuição dos secretários de desenvolvimento e dos Estados na construção do plano de exportação. “Temos que construir o plano com uma visão das diversas regiões, e não apenas com um enfoque setorial. Temos que ter uma visão integrada do país”.
Agenda de trabalho
O Conselho propôs a criação de uma agenda de reuniões regionais nas próximas semanas entre os secretários de desenvolvimento estaduais e técnicos do MDIC, além de entidades e órgãos envolvidos no setor de comércio exterior, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, o Banco do Brasil, Itamaraty e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Ao fim da reunião, os secretários presentes elegeram a nova diretoria do Consedic. O presidente eleito foi o secretário de planejamento do Paraná, Silvio Magalhães Barros II, e a vice-presidência geral ficou com a presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Vivian Nicolle Barbosa. Para a vice-presidência regional do Nordeste, foi eleito o estado do Maranhão; para o Sudeste, Minas Gerais; e para o Centro Oeste, Mato Grosso do Sul. As regionais do Norte e Sul serão definidas posteriormente.
Com informações da ASCOM/MDIC