O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o WWF-Brasil, para dar continuidade à realização de projetos, estudos, pesquisas pertinentes a preservação ambiental. A assinatura ocorreu durante o evento de abertura da Semana do Meio Ambiente.
Desde a década de 90 o WWF apoia ações de conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul e entre 2016 e 2020 outro termo de acordo estava vigente. Dessa forma, a assinatura atual visa dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e que envolvem realização de projetos, estudos, pesquisas, capacitação de pessoal e outras atividades de interesse mútuo.
O acordo foi assinado durante a abertura do evento, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o diretor-presidente do Imasul, André Borges e a representante do WWF, Flávia Araújo.
São quatro as principais linhas de atuação previstas no acordo, sendo Gestão de Áreas Protegidas (contribui para o fortalecimento da reserva da biosfera do Pantanal, avaliando a efetividade da gestão das unidades de conservação); Conectividade (fortalece áreas protegidas), Regularização Ambiental (PRA) e Prevenção e combate a incêndios florestais.
“A parceria do WWF Brasil com o Imasul vem de longa data, pois entendemos a importância de somar esforços entre governo e sociedade civil organizada para fortalecer e expandir ações de conservação tanto no Pantanal como no Cerrado. Uma das estratégias que temos adotado é fortalecer a rede de áreas protegidas e abordar aspectos de prevenção e combate a incêndios florestais e proteção às espécies. Acreditamos que uma das estratégias mais fortes no contexto dos incêndios é apoiar a implementação do manejo integral do fogo em todas as suas dimensões, incluindo a pesquisa e as questões culturais das comunidades locais”, explica Flávia Araújo, do WWF.