Campo Grande (MS) – Ao reforçar o convite para o II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) o secretário Jaime Verruck titular da Semagro – uma das realizadoras do evento através da área de ciência e tecnologia – destaca a importância da discussão, e a oportunidade que os participantes terão de conhecer especialistas, tecnologias e inovações voltadas para o setor. “ A integração lavoura-pecuária-floresta é um caminho para o agronegócio brasileiro e também para o agronegócio mundial”.
Segundo Jaime a equipe da superintendência de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, comandada por Rogério Beretta, está envolvida desde 2018 na organização, formatação e apoio logístico e de infraestrutura do congresso que a princípio seria presencial.
Beretta explica que o Estado foi escolhido por ser hoje detentor da maior área em hectares no Brasil. “Temos várias propriedades modelos na aplicação da prática de ILPF e por isso teríamos várias visitas e dias de campo. Mas mesmo sendo on-line mantivemos nosso apoio e a realização aqui poderá viabilizar, num futuro próximo, que os participantes do congresso venham conhecer nosso Estado e nosso sistema de produção, e por esse motivo realizar mais um Congresso internacional se torna oportuno, importante e necessário”. Completou.
Ao falar das vantagens do sistema ILPF, Beretta destaca o aumento da produção de carne, leite, grãos e madeira; conservação do solo melhorando sua qualidade; promoção de uma maior estabilidade econômica, a sustentabilidade na produção e o bem-estar dos animais; aumento da renda líquida do agronegócio; recuperação de áreas degradadas e outras duas grandes vantagens: mitigação das emissões de gases que causam o efeito estufa e redução da pressão pela abertura de novas áreas de pasto. “Aqui no MS por exemplo, podemos ter três safras, milho, soja e pasto, além das áreas de floresta, temos hoje aqui em Três Lagoas a capital nacional da celulose”.
Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior adoção de sistemas de integração e plantio direto no Brasil – área ultrapassa 2 milhões de hectares com técnicas de ILPF e 2,3 milhões com uso de plantio direto na palha. “A busca por solucionar a degradação de pastagens, reduzir impactos ambientais e aumentar a rentabilidade por hectare é uma preocupação dos nossos produtores, a SEMAGRO busca incentivar os produtores inserindo nos programas a aplicação de práticas sustentáveis para qualificar a propriedade, inclusive no acesso a linhas de créditos específicas”. Explicou o Superintendente.
II Congresso Mundial sobre Sistemas de ILPF
A participação no evento será feita por meio de inscrição. Está garantido o certificado de participação. Para saber mais como validar a participação o interessado deverá entrar na página: www.wcclf2021.com.br/inscricao
O II Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma realização do Mapa, Embrapa, Rede ILPF, Famasul, Semagro e governo do Estado de MS. Apoiam o evento: Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Fundação de apoio à pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Fundação MS, Fundação Universidade Federal de MS (UFMS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Informações gerais sobre o evento podem ser conhecidas clicando www.wcclf2021.com.br
SERVIÇO
Temas dos painéis e palestras
link de acesso: https:www.wcclf2021.com.br/programacao
Inscrições para o II Congresso
link de acesso: www.wcclf2021.com.br/inscricao
Contatos para a imprensa
Eliana Cezar Silveira (15.410/SSP-SP)
eliana.cezar@embrapa.br
Telefone: 67 3368-2142
Embrapa Gado de Corte