Campo Grande (MS) – Cerca de 30 pessoas foram presas em Mato Grosso do Sul por roubar ou furtar cabeças de gado no primeiro semestre de 2015. Para combater esse crime comum em regiões produtoras, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou na quinta-feira (16) o Posto de Atendimento da Seção de Repressão a Crimes de Abigeato (furto/roubo de gado e semoventes) da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras).
O Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, que acompanhou o Governador no ato, destacou a importância da instalação do Posto, ressaltando que o crime vem se tornando cada vez mais sofisticado no Estado e requer ações relevantes como esta.
Somente nos seis primeiros meses do ano aproximadamente 800 cabeças de gado foram furtadas e recuperadas pelo Garras o que tem trazido grande preocupação aos produtores.
Luciano comentou que a Iagro participa das investigações junto com a Polícia, atuando na parte técnica da operação e que, a instalação de uma estrutura dentro da Acrissul, próximo da Iagro, trará mais agilidade ao trabalho já desenvolvido. “Somos parceiros e tudo que vier para somar aos esforços que já são feitos para coibir esses crimes é muito bem vindo.” Frisou o diretor presidente.
O presidente da Acrissul, Francisco Maia, agradeceu o Governo do Estado pelo trabalho realizado pela Segurança Pública com os produtores rurais. “É um crime organizado e sofisticado”, falou, antes de destacar que o governador Reinaldo Azambuja “é o primeiro governo a atender uma solicitação dos criadores de gado”.
Com informações de Bruno Chaves, Governo do Estado