A parceria busca melhorar e facilitar a adequação das indústrias às normas sanitárias do Estado, com menos burocracia
Dourados (MS) – Buscando a padronização das ações de inspeção e ampliação da atividade do Fiscal Agropecuário que compõe a equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, diretores, coordenadores e fiscais participaram durante toda essa terça-feira, 28 de março, no Senai, em Dourados, de um encontro técnico visando a troca de experiências.
A parceria para melhorar e facilitar a adequação das indústrias às normas sanitárias do Estado com menos burocracia amplamente defendida pelo Governador Reinaldo Azambuja, também já foi destacada pelo Diretor Regional do Senai, Jesner Escandolhero, como extremamente necessária para fortalecer as empresas e auxiliar a ampliação dos seus mercados para além dos municípios onde estão instaladas.
A elaboração da pauta do encontro, que aconteceu em janeiro deste ano, foi trabalhada pela equipe do Senai: o Gerente de Tecnologia e Inovação do DR, Leandro Gustavo Schneider Neves, do Supervisor de Tecnologia e Inovação da UO, Lucas Albuquerque Lima, o responsável pelas relações de mercado, Adriano Rodrigues Pinheiro, a pesquisadora Industrial Stella Fernanda de Aquino Oliveira e a Gerente da Unidade de Dourados, Yashi Sakimoto de Miranda. A condução das atividades foi realizada pelo diretor-técnico do Senai, Gilberto Evídio Schaedler.
Na oportunidade o grupo pôde conferir com detalhes o trabalho realizado pelo Senai na área de inspeção, mas principalmente de orientação. A ideia, segundo Luciano Chiochetta, Diretor Presidente da Iagro é alinhar os procedimentos buscando oferecer aos mais de setenta indústrias (de ovos, mel, produtos cárneos, lácteos e pescados) ativas e cadastradas junto a Agência, mais do que os serviços de inspeção. “Queremos ajudar os proprietários dos estabelecimentos, orientando-os da melhor forma e indicando quais as ações podem ser realizadas junto ao Senai e que podem garantir ainda mais qualidade aos produtos oferecidos”. Reforçou, lembrando que a estratégia de unir o setor privado e o publico foi oficializada através da assinatura de um convenio entre as instituições ainda no ano de 2016.
Na programação, Vitor Bordin e Tatiana Andrade falaram sobre os programas de qualidade, e ainda sobre rotulagem, alergênicos, tabela nutricional e análise centesimal; Hellenicy Vitor Rezende falou sobre o escopo e gestão de qualidade do LabSENAI; Evelin e Stella Stella Fernanda falaram do desenvolvimento de novos produtos e do edital Senai/Sesi de inovação e Adriana trouxe informações sobre o programa ‘Brasil mais produtivo’. Representantes da Iagro conduziram as discussões técnicas entre as apresentações.
O SENAI atende cerca de 50% das indústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual e tem meta de visitar e atender 100% destas até o final deste ano.
A redução da burocracia também é uma das metas, segundo Roberto Bueno, Diretor Executivo da Iagro. Ele acredita que a partir do momento que as empresas cumprem os padrões de qualidade exigidos pela inspeção Estadual elas têm ampliadas as chances de alcançar novos mercados, de romper fronteiras.
“Podemos prever que teremos, com a consolidação dessa parceria, a aceleração do processo de implantação de novas indústrias aqui no Estado. Empresas cada vez mais bem orientadas produzem com mais qualidade e se tornam cada vez mais competitivas. Isso é muito bom para a economia do Estado, isso é muito bom para o consumidor final”. Completou Bueno, que lembrou ainda que dentro do acordo de cooperação está previsto também a capacitação de profissionais da Iagro através do laboratório do Senai.
Além do Diretor Presidente Luciano, do Diretor Executivo Roberto, participaram do encontro o gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Rubens de Castro Rondon, a gerente de administração e finanças Veronique Cortada e mais de trinta fiscais da agência.
Kelly Ventorim