Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) está em alerta devido ao baixo número de produtores que realizaram o cadastro da área de plantio de soja, mas conhecido como ‘cadastro do produtor’. Até agora apenas 37% dos produtores executaram o registro e o prazo se encerra já no próximo dia 10 de dezembro.
A ferramenta de monitoramento das plantações de soja do Estado armazena os dados sobre a área e data de plantio de cada propriedade que são utilizados no trabalho de monitoramento das lavouras para controle da ferrugem asiática.
“A informação sobre as propriedades que irão plantar e ainda sobre a incidência de ferrugem, que podem ser inseridas no sistema, proporciona maior agilidade ao nosso trabalho. As decisões, se tomadas com rapidez podem evitar que a doença se espalhe”. Afirma o chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar.
Segundo Filipe, o cadastro está disponível desde 2006, é obrigatório e passível de multa para o produtor que não mantiver as informações em dia, inclusive comunicando a incidência de ferrugem asiática.
O produtor que não fizer o cadastro dentro do prazo está passível de multa no valor de 200 UFERMS (atualmente cada UFRMS tem o valor de R$ 22,24), que hoje ficaria em torno de R$ 4.448,00.
Para cadastrar sua área o produtor deve entrar no Cadastro Produtor de Soja, no site da Iagro e seguir as instruções.
Kelly Ventorim, Sepaf