Campo Grande (MS) – Idealizado pela equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e realizado com apoio da Agraer e Senar/MS e suporte da Semagro, o Projeto ‘Cinturão Verde’ chegou a sua segunda etapa. O Projeto que foi estruturado para atender produtores da área urbana de Campo Grande, é dividido em três etapas: a primeira, o diagnóstico e orientação no sistema de produção; a segunda relativo ao sistema sanitário (vigilância – SIM, SIF e SIE), e a regulamentação ambiental; e o terceiro, que trata da comercialização (abastecimento do mercado local e a exportação interestadual).
Depois de receberem a visita dos técnicos no local onde produzem seus hortifrutigranjeiros, e reunirem-se para conhecer os resultados do levantamento e conhecer melhor o projeto na primeira etapa, os produtores foram recebidos na Semagro para orientações relativas a assistência técnica.
O Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, comentou na abertura do encontro que os produtores estão tendo é uma oportunidade de produzir corretamente, ampliando assim a produtividade e consequentemente sua renda. Em contrapartida os produtores deverão se adequar tendo em vista que a presença das equipes do Estado passa a ser constante e a parceria está prevista para ser permanente.
Depois de reafirmar o compromisso do Estado pela busca da qualidade do alimento produzido, Beretta foi sucedido pelo Coordenador da Câmara Setorial da Horticultura, o técnico do Senar/MS, Francisco Pereira, que apresentou uma avaliação sobre a atividade no mundo e no Brasil, e pelo gerente de Abastecimento e Desenvolvimento Agrário (GDA/Agraer), Araquem Midon, que falou da atividade em Mato Grosso do Sul.
Três técnicos da Agraer e um do Senar/MS foram capacitados e passam a partir dos próximos dias a realizar as visitas para efetivar a assistência técnica aos 63 produtores cadastrados no projeto.