Campo Grande (MS) – Na última semana, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e o adjunto Jerônimo Alves Chaves, acompanhados do Diretor Presidente da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agraer), receberam a visita do engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi da Copavel Cooperativa Agroindustrial, e o extensionista Rubens Ernesto Niederheitmann, Diretor Presidente da Emater, dois dos principais responsáveis pela organização de uma das maiores feiras agropecuárias do País, o ‘Show Rural’.
Realizada anualmente em Cascavel, no Paraná, há 27 anos, a feira tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento através de dezenas de eventos entre palestras, simpósios, apresentações e encontros que reúnem os maiores especialistas do Brasil, em cinco dias, o Show Rural que reuniu mais de trinta mil pessoas em sua ultima edição, e tem um custo aproximado entre 12 a 15 milhões para sua realização, tornou-se uma das principais ferramentas de produtores e pecuaristas não só do Paraná, mas de todo País.
Conscientes de que a feira é bastante frequentada por sul-mato-grossenses, Rogério e Rubens estiveram na capital para oficializarem o convite para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar e suas vinculadas, Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal e Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, possam ser parcerias na realização do evento. A ideia é que o Governo do Estado através da Secretaria tenha estandes na feira e possa organizar caravanas, ampliando a participação da população do Estado.
Segundo Rubens a feira, que oportuniza a disseminação de tecnologia de baixo custo, é bastante aguardada e pode incluir ainda em sua programação, ações para divulgação do turismo, o que também será discutido com o gestor da pasta no Estado, para posterior confirmação.
Muito bem recebida, a ideia foi amplamente discutida e a possibilidade da confirmação da parceria deve ser feita em breve após conhecimento e aval do governador Reinaldo Azambuja. “Vamos levar a proposta ao governador e sensível como sabemos que é, a importância de oferecermos oportunidades de ampliação do conhecimento aos agricultores e pecuaristas do nosso Estado e a qualidade do evento em que estamos nos inserindo, sem duvida ele nos dará suporte para oficializar essa parceria”, comentou Lamas.
Enquanto apresentava a castanha do Cambaru aos visitantes, Enelvo comentou que a mobilização não será problema para o Estado, já que junto de sua equipe tem andado o Estado todo trabalhando as chamadas publicas e coordenando ações da agência.
Segundo o diretor presidente da Agraer, o Paraná pode ajudar muito o Mato Grosso do Sul, por ter demandas muito semelhantes e por estar na vanguarda da Agroindústria Familiar.
O encontro, que não se restringiu a discussão para participação na Feira, abriu as portas para o estreitamento das relações entre as agências e a organização de uma agenda para novos encontros entre técnicos dos mais variados segmentos do setor produtivo dos dois Estados.
A dinâmica diferenciada na produção de alimentos e conquista de números significativos na redução do uso de agrotóxicos no Estado, fazem do Paraná, segundo Fernando Lamas, um Estado com o qual Mato Grosso do Sul deve manter constante intercâmbio.
Ao pontuar os vários temas que devem ser colocados em pauta, o secretário Fernando lembrou de recentes conversas que manteve com o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara sobre questões de sanidade, o que os tem mantido muito próximos. “Nosso próximo passo é conhecer com mais detalhes nossas diferenças e similaridades para alinharmos ações conjuntas mais eficazes”, finalizou.
Show Rural
Já tendo realizado a apresentação de mais de cinco mil experimentos, ter oferecido mais de duzentas e cinquenta apresentações técnicas, abrigado cerca de quatrocentos e oitenta expositores e recebido mais de duzentos e trinta mil visitantes, numa área da Coopavel, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, o evento que acontecerá em 2016, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, sob gestão da Emater, espera superar o numero de visitantes com a parceria.
Rubens explicou que os sindicatos são o caminho para a organização das caravanas que se ampliam a cada ano e na ultima edição lotaram o pátio da feira com mais de seiscentos ônibus.
Dentro da estrutura os visitantes contam com uma central de informações onde são auxiliados a organizarem um roteiro que atenda as demandas do grupo.
Com entrada gratuita, nos 720 m2 de exposição, pesquisadores, engenheiros, médicos veterinários, cientistas discutirão no setor da agricultura: adubação, biotecnologia, café, cultivares com maior potencial, diversificação, feijão, inoculantes, mandioca, milho, pesquisa e extensão rural, proteção de plantas, soja, sorgo, tratos culturais, variedades e híbridos.
Já no setor de avicultura, pecuária e suinocultura, serão colocados em pauta o bem estar animal, a eficiência produtiva nutricional, equipamentos e automação, genética animal, pastagem, sanidade animal e técnicas de manejo.
Presentes, as instituições financeiras apresentarão seus produtos e discutirão credito rural e seguro agrícola.
No setor de maquinas, a automação, armazenagem e secagem de grãos, colhedeiras, equipamentos, implementos, inovações do setor de irrigação, plantadeiras, semeadeiras e tratores serão apresentados, além dos caminhões, lubrificantes e utilitários voltados a atender o setor.
A apicultura, as ervas medicinais, a fruticultura, a indústria caseira, a olericultura, ovinocultura e piscicultura também terão espaço na programação que pode ser encontrada com detalhes na paginawww.showrural.com.br na internet.
Kelly Ventorim, Sepaf