O Governo do Estado vai realizar uma nova edição do Proacinq (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso do Sul). A informação foi dada pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) na manhã desta sexta-feira (14) em Dourados, após a solenidade de inauguração das obras de melhoria do aeroporto do município.
“O governador Eduardo Riedel autorizou uma nova edição do Proacinq, programa de apoio às comunidades indígenas e quilombolas, reforçando o compromisso com a inclusão produtiva. Serão realizados processos licitatórios para aquisição de sementes, óleo diesel e manutenção de máquinas, com um investimento superior a R$ 5 milhões. Com isso, a Semadesc segue em sua missão de apoiar as comunidades tradicionais, indígenas e a agricultura familiar, garantindo desenvolvimento e inclusão produtiva”, comentou o secretário Jaime Verruck.
De acordo com o titular da Semadesc, o Proacinq tem por objetivo “contribuir para a melhoria de qualidade de vida nas aldeias e comunidades quilombolas. Estamos assegurando a devida assistência técnica, apoio à ampliação da produção e comercialização dos produtos agrícolas e melhorando a qualidade de vida dessa população”.
Ainda em Dourados, o Governo do Estado lançou a construção de 581 moradias para comunidades indígenas de sete municípios, em parceria com o governo federal. “A habitação é uma questão estrutural no Estado e qualquer iniciativa nesse sentido é de extrema importância”, finalizou Jaime Verruck.
A solenidade contou com a presença da ministra de Povos Originários Sônia Guajajara; da ministra de Planejamento Simone Tebet e do ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, além de autoridades sul-mato-grossenses.
Rosana Teixeira, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc