Campo Grande (MS) – O Governo do Estado assinou nesta terça-feira (24) a prorrogação do convênio com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) para a continuidade do programa Agrinho 2018, desenvolvido pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e que em 2018, quer atender 200 mil alunos da rede pública de ensino, municipal e estadual.
De acordo com o presidente da Famasul, Maurício Saito, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o fortalecimento do programa. “Este ano, o tema do Agrinho é Produzindo Água no Campo: O Agro preservando o maior bem terra. O assunto permite que seja trabalhado na sala de aula várias ações importantes que são desenvolvidas atualmente. A grande finalidade é demonstrar à sociedade a capacidade do setor de produzir água”.
O Agrinho está em vigor há cinco anos e nesta nova etapa vai atender 66 cidades, 10 mil professores com capacitação e 220 mil alunos. Além disso, estipulou cinco categorias com premiação para os alunos, escolas e professores, como forma de incentivo educacional.
O Governo do Estado é parceiro neste projeto por meio da Secretaria de Educação, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e a Secretaria de Cultura e Cidadania. “O programa vai levar consciência sobre a preservação das águas para jovens e crianças. É um tema relevante no momento atual. Mato Grosso do Sul tem água farta, em abundância, mas se ela não for bem cuidada nós podemos ter problemas a médio e longo prazo”, observou o governador Reinaldo Azambuja.
O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck destaca que o tema escolhido para este ano é extremamente relevante por mostrar para as crianças a realidade da produção de alimentos no Estado, principalmente a produção sustentável. “Entendemos que é uma linha extremamente relevante inserir o jovem na discussão de preservação e mostrar que o setor rural, além de um grande protetor das águas, tem que ser um produtor das águas”, disse.
Para o secretário adjunto de Educação, Josimario Derbi, a parceria renderá bons frutos para a educação de Mato Grosso do Sul. “Este tema é talvez o maior legado que podemos deixar para as gerações que advém”.