Facilitar às pessoas com deficiência a possibilidade de preencher às demandas e necessidades do mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul. Esse é um dos objetivos do Colóquio “Conexão Inclusiva: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência”, que será realizado pelo Governo do Estado no dia 4 de julho, a partir das 13h, no auditório do Bioparque Pantanal. A organização é da SEC (Secretaria da Cidadania) por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Semadesc (Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho.
“Nosso primeiro ponto é entender por que as pessoas com deficiência não estão disponíveis para serem empregadas? Essa resposta nós vamos tentar construir junto com vocês. Para que as políticas públicas sejam feitas e definidas para trazer essas pessoas para o mercado de trabalho”, destacou Esaú Aguiar, coordenador da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, em reunião realizada em 18 de junho pela SEC sobre a realização do Colóquio. Na oportunidade, também foi reforçado o trabalho já realizado pela Secretaria para promover a qualificação profissional, incluindo as pessoas com deficiência.
Na reunião realizada pela SEC, além da organização do Colóquio, foi tratado do projeto “Empregabilidade PCD” que envolve a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Semadesc, Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho e Funtrab. “Sabemos que, historicamente, as organizações da sociedade civil desenvolvem um grande trabalho de empregabilidade. Porém, com muita dificuldade. Nós também sabemos que as pessoas com deficiência têm a necessidade do seu direito de trabalhar, que é o que traz dignidade para o ser humano. Então, nós vamos realizar uma série de ações. Hoje, somos um projeto, amanhã seremos um programa, e muito em breve, um serviço que vai atender toda a população do estado de Mato Grosso do Sul”, comentou Telma Nantes de Matos, Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência,
De acordo com a subsecretária, a participação no Colóquio é aberta a toda a sociedade civil. “Nós convidamos aqui pessoas, profissionais, instituições de referência, para estarem lado a lado conosco, para que nós juntos possamos caminhar buscando as pessoas com deficiência. Onde elas estão? O que elas precisam? E o que as empresas têm para oferecer?”, diz Telma.
O objetivo do evento é conscientizar, sensibilizar e orientar sobre a importância da inclusão e de combater o capacitismo, o que incluirá a discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e da relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, bem como, o esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas. A programação inclui discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado, além do esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas.
Para se inscrever, clique aqui.
Com informações de Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania