Governo participa de seminário do Brasil Central com foco em articulação institucional e comércio internacional

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 23, 2018 as 11:58 | Voltar

Campo Grande (MS) –  O governador Reinaldo Azambuja e os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, representam Mato Grosso do Sul no “Seminário Brasil Central: Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras”, que acontece hoje (23), em Brasília.

O seminário inédito é o primeiro, de uma série de três, que tratarão de temas desenvolvidos no planejamento estratégico do consórcio. As próximas edições destacarão outras áreas centrais ao projeto, como desenvolvimento econômico e sustentável, infraestrutura e logística, e gestão pública e ambiente de negócios. “A construção de uma política pública de desenvolvimento integrado é o foco do consórcio. Esse seminário é uma oportunidade de entender a fundo as necessidades de cada estado e as maneiras como poderemos contribuir”, afirma o governador.

Durante o encontro, também ocorrerá a posse do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, que assume a presidência do Consórcio pelo ano de 2018. O presidente anterior, o governador Marconi Perillo, de Goiás, presidiu o BrC em 2016 e 2017. Ambos foram escolhidos para o cargo por meio de votação pela Assembleia Geral, composta pelos sete governadores.

“Encontramos no consórcio uma maneira de unir forças para crescer. Existe um importante trabalho de planejamento e inteligência, que garante que cada estado ofereça aquilo em que é melhor e seja suprido naquilo que falta”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja. Segundo ele, o Consórcio favorece a criação de um ambiente positivo e sustentável para negócios e fortalece a região como um ‘player’ no mercado internacional.

O secretário Eduardo Riedel, conselheiro de administração do Consórcio Brasil Central, aponta que o propósito do Consórcio é garantir a integração para que até 2028 a região seja reconhecida com o maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul. “Com o Brasil Central, queremos ampliar a integração com o mercado internacional. Reconhecemos as vocações produtivas da região e estamos trabalhando em diversas frentes para garantir a sustentabilidade desse modelo”, ressalta.

“Todas essas temáticas são complexas, por isso, um dos melhores caminhos para desenvolver projetos nessas áreas é começar o planejamento por meio de debates com autoridades de cada um dos setores que envolvem as temáticas”, explica Leonardo Jayme Arimatéia, secretário executivo do consórcio interestadual. Além dos governadores e secretários, os seminários reúnem especialistas e público estratégico, como presidentes de federações nacionais e lideranças empresariais, criando-se um ambiente favorável à geração de conhecimento e informações.

Consórcio Brasil Central

Formado pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, o Consórcio Brasil Central é pioneiro na integração interestadual no Brasil, atuando desde 1962. Suas áreas de atuação estratégica são desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística, articulação institucional, ambiente de negócios e gestão pública.

O consórcio atua, no momento, na execução de um projeto de planejamento que compreende o período entre 2016 e 2028. Sua missão é promover o desenvolvimento integrado do Brasil Central, formulando políticas regionais e a viabilização de projetos, parcerias, recursos e competências orientados à melhoria da competitividade da região.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.