Na tarde de quinta-feira (1º), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) reuniu-se com dirigentes e representantes de entidades do setor produtivo, da UFMS e do Governo Federal para firmar um Termo de Cooperação Técnica que amplia a atuação do Governo do Estado em ações de capacitação e fomento para impulsionar e desenvolver o cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
A reunião contou com a presença do titular da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul), Celso Martins; do reitor da UFMS, Marcelo Turine; do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis; do superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça; do superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta; além de representantes da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e do Senar/MS.
O secretário Jaime Verruck lembrou que o cooperativismo é estratégico na política de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado, por isso instituiu o Procoop (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao fortalecimento das cooperativas no território sul-mato-grossense.
“Entendemos a importância do cooperativismo para a economia de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos, diversos investimentos em indústrias e outros segmentos vieram de cooperativas. O cooperativismo é um dos setores que mais investe no Estado e por isso queremos fomentar ainda mais o crescimento do cooperativismo que atua em diversos ramos, como agronegócio, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho, transporte e serviços, daí a importância desse termo de cooperação técnica”, afirmou o titular da Semagro.
De acordo com o superintendente Rogério Beretta, da Semagro, o termo tem como objetivo promover o desenvolvimento e fortalecimento do sistema de cooperativismo sul-mato-grossense, além de prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das sociedades cooperativistas e de seus integrantes. “O plano vai nos proporcionar um diagnóstico atualizado do setor em nosso Estado, com ações de capacitação e fomento de negócios, além de apoiar o cooperativismo como instrumento indutor do desenvolvimento local”, afirma Beretta.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou que “é muito importante essa cooperação entre diversas entidades em prol do cooperativismo, porque é isso que o cooperativismo fomenta. Somente através da cooperação é que a economia continuará crescendo e o nosso modelo de negócio é um dos mais viáveis e acessíveis neste momento. O cooperativismo investiu muito no Mato Grosso do Sul nos últimos anos”.