Maggi e representantes do agronegócio (Foto: Noaldo Santos/Mapa)
O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e representantes do setor produtivo discutiram, na quinta-feira (21), o Programa Acesso a Mercados (PAM-AGRO), que prevê ações para promover o agronegócio brasileiro no exterior e atrair investidores.
Pelo setor de carnes, participaram o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, e o vice-presidente de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. Sucos cítricos, cana-de-açúcar, laticínios, café, algodão e óleos vegetais também foram alguns dos setores representados. A reunião em Brasília contou ainda com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O PAM-AGRO é uma das ações do ministério visando aumentar de 7% para 10% a participação do Brasil no mercado internacional nos próximos cinco anos. “Estamos discutindo uma nova abordagem dos mercados internacionais para mostrar que o governo quer ir numa direção, mas não pode ir sozinho. Só se o empresariado topar”, disse o ministro em nota divulgada no site do Mapa. Segundo ele, é preciso criar alternativas para a conquista de novos mercados e a consolidação dos que já existem.
“Os grandes setores produtivos do agronegócio do Brasil devem fazer a conjugação de melhoria da imagem do nosso país no exterior, de capacitação e de entrada em novos mercados”, lembrou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.
“Uma coisa é certa e todos concordam, a sustentabilidade é o nosso grande diferencial, mas os países lá foram não sabem disso. Precisamos levar essa informação até eles”, escreveu o ministro em sua página no Facebook, onde destacou a reunião. De acordo com a Embrapa, 61,3% do território nacional é ocupado por áreas de preservação.
Além do Mapa, da Apex e do setor produtivo, o PAM-AGRO também contará com a parceria do Ministério das Relações Exteriores e da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Antes de ser implementado, o programa será discutido em novas reuniões. Também será escolhido um representante de cada entidade privada.
mapa