Na sexta (8) e sábado (9), ao menos 1,4 mil atendimentos de capacitação gratuita e expressa (cursos de duração de ao menos 1h), direcionada aos setores de bares, hotéis e restaurantes de Campo Grande foram realizados pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), em parceria com o Senac/MS e apoio do deputado federal Dr. Luiz Ovando, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 365 mil ao projeto, intitulado Qualifica Express.

Secretário-executivo de Qualificação Esaú Aguiar participou do evento junto com o deputado federal Luiz Ovando e a diretora da Funtrab Marina Dobashi
A iniciativa visa atender demanda do mercado de trabalho em bares, hotéis e restaurantes, especialmente com o aumento das vagas temporárias no setor devido à demanda de fim de ano. “Essa oportunidade é uma resposta à demanda muito latente da área por profissionais qualificados. Chamo a população para acompanhar as ações que a Funtrab oferece junto de seus parceiros e aproveitar a oportunidade para se capacitar”, comentou o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, que representou o secretário Jaime Verruck na abertura dos curso de qualificação.
Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o evento é um passo importante para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, conectando empregadores e trabalhadores capacitados. “A qualificação é essencial, especialmente neste período do ano em que o setor de bares e restaurantes busca trabalhadores temporários. Queremos que as pessoas vejam esta oportunidade como um caminho para aprimorar suas habilidades e conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, explicou.
Já o deputado Dr. Luiz Ovando ressaltou que “investir em qualificação é investir em empregos e na geração de renda para nossa população. O Qualifica Express é uma ação que visa abrir novas oportunidades e preparar nossos trabalhadores para a crescente demanda nestes setores”.
A gerente do Senac Turismo e Gastronomia, Roberta Francis, também destacou as transformações do mercado local e a importância de valorizar os profissionais: “Percebemos uma mudança no mercado sul-mato-grossense em relação à área da hospitalidade. Muitos profissionais deixam o setor por não se sentirem bem remunerados. Precisamos mudar essa realidade, pois é um mercado exigente e repleto de pessoas apaixonadas por gastronomia e hospitalidade.”
Jair Alves de Carvalho Filho, de 59 anos, participou do curso de recepção e atendimento ao turista e contou que isso o ajudará a aprimorar suas habilidades. “Gostei da forma como abordaram o tema e, se tiver outro, com certeza voltarei a participar.”
Espaço de empregabilidade e histórias de sucesso
Durante o Qualifica Express, a Funtrab montou um espaço de empregabilidade, permitindo que empresas do setor oferecessem vagas aos participantes. Mais de 100 oportunidades foram anunciadas, e muitos saíram do evento com novas perspectivas de emprego.
A nutricionista Alexandra Soares da Silva Lorentz, de 41 anos, que participou do curso de atendimento à room service, destacou a importância dessa oportunidade para seu desenvolvimento profissional:
“Minha expectativa é aprender aqui e aplicar isso no dia a dia”, comentou Alexandra, que saiu do evento com dois encaminhamentos e esperançosa de conseguir uma colocação no mercado.
André Nardo, sócio-proprietário do restaurante Divino Prato, também esteve presente, ressaltando o impacto da capacitação para o setor. “A capacitação é fundamental. Quando conseguimos reunir essa formação à oferta de emprego, facilita muito. A maior dificuldade hoje é a falta de pessoal qualificado e disposto a trabalhar, o que inclusive me impediu de abrir outra unidade”, desabafou.
Segundo dados da empresa Tamandu, que simplifica e humaniza os processos de recrutamento e seleção, 61% das pessoas que estiveram no evento fizeram o curso por conhecimento. Enquanto 29% já trabalham na área e 10% querem empreender no ramo. Dessas pessoas, mais de 55% querem um novo emprego para aplicar esse conhecimento adquirido.
Marcelo Armoa com informações da Secom.
Fotos – Mairinco de Pauda