Equipes do Programa Leite Forte mantém um ritmo de capacitações, palestras e treinamentos constantes. Na semana passada, ao finalizar um curso de capacitação em Campo Grande, os coordenadores do Programa Leite Forte, Fernando Nascimento e Orlando Camy, seguiram imediatamente para Figueirão onde acompanhados dos palestrantes da Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais, participaram do 1º Simpósio da Pecuária Leiteira promovido naquela cidade em parceria com Governo do Estado através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar.
Na oportunidade, em Figueirão, o coordenador geral do programa, Fernando Nascimento, falou da importância e reunir os produtores com periodicidade para apresentar-lhes novas técnicas e tecnologias, e o quanto os produtores de leite estão abertos a receber os conhecimentos, observando o numero expressivo inscrito para as palestras daquele dia.
A organização, que ficou a cargo da Prefeitura, também foi comentada por Fernando, que destacou a qualidade das palestras e a estrutura escolhida para receber os produtores, enaltecendo a figura de Rubens Catenaço, da 3R, que tem sido um parceiro importante para o Prefeito Rogério Rosalin, que assumiu recentemente, após problemas que levaram a cidade a ter quatro prefeitos em pouco mais de dois anos.
Ao destacar a fala do Vereador Presidente da Câmara de Figueirão, Antônio Nabhan, que falou em ‘conhecimento’, o coordenador comentou sobre a estratégia do Governador Reinaldo Azambuja, que buscou na Embrapa um dos pesquisadores mais renomados para comandar a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Mendes Lamas. “O Governador acredita que com conhecimento e tecnologia nós podemos errar menos, melhorar em qualidade e quantidade e, colocar o leite e os produtores no patamar que eles merecem”.
Já sobre a fala do Presidente do Sindicato Rural, Sérgio Luis Farias, Fernando destacou a palavra ‘união’ observando que as mudanças que precisam acontecer na pecuária leiteira do Estado dependem da união dos Sindicatos, Prefeituras, Embrapa, Famasul, através do Senar, Agraer, Associações, Laticínios, Banco do Brasil, Cooperativas, empresas prestadoras de serviços do setor e o Governo do Estado, que tem através da Sepaf a missão de fomentar a atividade no Mato Grosso do Sul.
Sobre o trabalho desenvolvido através do Programa Leite Forte, Fernando comentou que o Estado já disponibilizou para Agraer, Prefeituras e Senar: 100 veículos, 20 motocicletas, 500 kits de irrigação de meio hectare, 150 ordenhadeiras, 200 tanques resfriadores com capacidade para 1000 e 500 litros e 35 patrulhas mecanizadas distribuídas a municípios e associações de produtores em todo Estado. “O sucesso do programa só é possível por que associamos a difusão do conhecimento, que se dá todos os dias com a visita dos técnicos e a união da equipe que constantemente promove e participa de capacitações em todo canto do Estado”. Finalizou.