Campo Grande (MS) – O governo do Estado por intermédio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) prestigiou o lançamento da 6ª edição do MS Agro, promovida pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada, nesta terça-feira (25), na sede da própria Famasul, na Capital.
Na abertura, o presidente da Famasul, Maurício Saito, falou da importância de trabalhos como o MS Agro. “O setor agropecuário é o terceiro setor que mais gera emprego no Mato Grosso do Sul. Eventos como esse permitirão a cada vez mais a capacitação não só da porteira para dentro ”, pontuou.
A exemplo dos anos anteriores, o evento propõe o debate de temas que influenciam o cenário de desenvolvimento econômico do País e contará com a presença de especialistas que acompanham e atuam no setor agropecuário.
Em pauta está discussão da gestão em todas as esferas da sociedade, ou seja, institucional, social e política. Na avaliação da coordenadora do MS Agro, a gestora do departamento de Economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, o tema apresentado no evento é fundamental para o esclarecimento da sociedade, tendo em vista os últimos acontecimentos políticos e econômicos do país. “Nosso objetivo é falar de gestão em um âmbito que vai além do setor agropecuário, ou seja, analisar as decisões que influenciaram negativamente a economia nacional e demonstrar ao público boas experiências que podem ser implantadas”.
“O governo do Estado como coparticipante tem certeza que os resultados esperados serão atingidos pelo MS Agro. Com esforços da Famasul e entidades parceiras o projeto terá êxito em seus objetivos”, disse o secretário-adjunto da Sepaf, Jerônimo Alves.
Com o MS Agro a Famasul já completa o seu 80º evento só neste ano de 2016. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feita pelo site da Federação. As vagas são limitadas.
A programação do evento contará com palestras de dois profissionais com grande experiência em gestão pública e economia: o professor Paulo de Tarso Almeida Paiva e o economista Mailson da Nóbrega, ambos os ex-ministros no final da década de 1990. Concomitantemente ao evento será feito, também, a premiação do projeto Agrinho, da Famasul, que já atendeu 120 mil crianças em idade escolar através de uma educação transversal.
MS Agro – Ao término das palestras, Paiva e Nóbrega participarão de um talk show denominado ‘Gestão! Uma ferramenta para novas oportunidades’. Ação que será moderada pela jornalista Denise Campos de Toledo, profissional com vasto currículo na editoria de economia, apresentadora e comentarista em veículos como rádio Jovem Pan, Jornal da Gazeta e TV Gazeta.
Aline Lira, Agraer