Campo Grande (MS) – O município de Nova Andradina, localizado a 300 km a sudeste de Campo Grande, receberá de 21 a 23 de julho, a primeira edição da Rota do Desenvolvimento, ação realizada pelo governo do Estado em parceria com o Sistema S e entidades do setor produtivo para fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense. Durante três dias, Poder público, entidades representativas empresariais e municipais, além de instituições financeiras, de ensino e de pesquisa oferecerão mais de 200 atividades no campus da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Serão realizadas palestras, mesas, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Sudeste do Estado, que engloba Nova Andradina e 15 cidades vizinhas.
“A Rota do Desenvolvimento é uma ação estratégica da gestão do governador Reinaldo Azambuja. Ela é um dos eixos de atuação do Propeq – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, que lançamos em junho passado. É uma união de esforços entre o poder público e o setor produtivo num programa inédito que visa a criação de um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios em todas as macrorregiões do estado, promovendo o desenvolvimento e gerando empregos urbanos e rurais. São 40 entidades que vão oferecer uma série de serviços e atendimentos aos empresários da região”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
De acordo com Verruck, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e suas vinculadas – Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems); Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) e Agência Estadual de Metrologia de MS (AEM-MS) – irão participar da Rota do Desenvolvimento com serviços especializados para os empresários. “Teremos a Jucems, o Imasul e a AEM-MS oferecendo seus serviços, desde informações sobre a abertura e encerramento de empresas, Redesim, Licenciamento Ambiental, CAR e outras demandas”, lembrou o secretário.
O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, ressalta que a Rota do Desenvolvimento representa a união dos poderes público e privado para mostrar que, apesar do cenário econômico nacional em recessão, Mato Grosso do Sul tem oportunidades para negócios e investimentos. O dirigente também destaca a participação das 40 instituições, entre realizadores, apoiadores e parceiros que promoverão atendimento especializado ao público.
“Cada um vai oferecer ao empresário o serviço pelo qual é responsável. Se o empreendedor precisa de algum tipo de alvará, pode procurar o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária, por exemplo. Haverá representantes de bancos para orientar sobre acesso ao FCO. É a chance de se resolver vários entraves para a empresa em um só local. O empresário que tiver dificuldade neste diálogo pode procurar qualquer instituição do Sistema S para auxiliá-lo”, afirma Mendonça.
Programação
A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, no qual é possível realizar a pré-inscrição para o evento. Estão disponíveis palestras voltadas aos segmentos de minimercado, casas de carne, gastronomia, alimentação fora do lar (bares, lanchonetes, restaurantes) e comércio da moda, além de orientações gerais ao microempreendedor individual, produtor rural e proprietários de micros e pequenas empresas. Ainda há destaque para o empreendedorismo feminino, o mercado dos games, arranjos produtivos locais, gestão pública, crédito, cooperativismo, dicas sobre vendas e atendimento; entre outras ações.
Além de Nova Andradina, a Rota do Desenvolvimento passará ainda neste ano pelos municípios de Coxim, Dourados e Três Lagoas. A ação é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UFMS, Assomassul.
Com informações do Sebrae-MS.