Campo Grande (MS) – O Diário Oficial desta sexta-feira, dia 8 de abril, publicou deliberação do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems) aprovando o repasse de recursos para os projetos Soja Plus 2016 e Circuito de Palestras Aprosoja/MS.
Para o projeto Soja Plus 2016 serão destinados R$ 476,1 mil e para o Circuito de Palestras Aprosoja/MS o valor do repasse é de R$ 432,8 mil. Os dois convênios serão celebrados entre a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).
Programa nacional que capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho, o Soja Plus tem como objetivo diagnosticar os desafios e oportunidades, promover ações de apoio e fomento, monitorar os indicadores de desempenho e reconhecer os avanços obtidos através de consultorias e visitas na propriedade rural.
Simples e adequado à realidade do produtor nacional, o Soja Plus melhora continuamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos da propriedade rural de soja brasileira. Em Mato Grosso do Sul, o programa já foi apresentado para 257 produtores rurais dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Bonito, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e Sonora.
Já o Circuito Aprosoja é o maior evento de pré-safra do País. Criado com o objetivo de levar informações estratégicas ao produtor, ajudando no planejamento da próxima safra, o Circuito acontece através de um ciclo de palestras “in door”, que percorre as principais cidades produtoras de soja de Mato Grosso do Sul debatendo com os produtores, trabalhadores rurais e a sociedade temas importantes para o setor. A iniciativa já passou pelos municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Amambai, Coxim e Naviraí e está consolidado entre os sojicultores do Estado.
Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf e da Iagro.