Governo destaca oportunidades do setor florestal em MS durante encontro com Comunicadores

Categoria: CENÁRIO ECONÔMICO, COMPROMISSO, DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA | Publicado: terça-feira, novembro 6, 2018 as 11:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – A expansão do setor florestal em Mato Grosso do Sul, aliada à política de atração de novas indústrias e incentivo à diversificação da utilização do eucalipto, implantadas pelo Governo do Estado foram destacadas pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) na abertura do I Encontro de Comunicação do Agro, ocorrida na noite de segunda-feira (5), no auditório da Famasul.

“Nosso Estado alcançou a marca de 1,1 milhão de hectares de florestas plantadas e já se consolidou como o segundo maior produtor de eucalipto do país e o maior exportador de celulose. Na Semagro, nós trabalhamos para atrair novas empresas que utilizem a produção de eucalipto de várias formas, agregando valor à matéria-prima. Temos cerca de 200 mil hectares que precisamos buscar mercado e para isso, estamos atraindo empreendimentos que façam uso desse eucalipto, como na área de mineração, biomassa e ainda queremos expandir a questão da madeira, em móveis, palets, buscando indústrias que processem essa madeira”, destacou o secretário, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento. O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, também participou da abertura.

De acordo com o titular da Semagro, esses dados, aliados à capacidade territorial para expansão das florestas fazem de Mato Grosso do Sul referência na produção de florestal de celulose no mundo e um cenário ideal para investimento, com condições extremamente competitivas frente a qualquer país do mundo.

O secretário lembrou também que neste ano foi inaugurada a Green Plac, a primeira fábrica de MDF de Mato Grosso do Sul, instalada em Água Clara. A indústria atua na fabricação de estruturas de madeira e de móveis, chapas, placas de madeira aglomerada, prensada e compensada.

Em paralelo à atração de novas empresas, o governo trabalha também para resolver gargalos logísticos e assim, poder avançar em outros quesitos que contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Os principais são pesquisa, questão sanitária, queimadas e logística. “Nós reativamos a Câmara Setorial de Florestas para facilitar o debate dessas e de outras questões inerentes ao setor”,

Encontro com Comunicadores

O I Encontro de Comunicação do Agro acontece nos dias 5 e 6 de novembro no auditório da Famasul e é organizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Reflore MS – Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas realizam.  O objetivo do evento é aproximar os profissionais da imprensa com especialistas do setor agropecuário. A primeira edição dará ênfase às informações do setor de base florestal de Mato Grosso do Sul A iniciativa visa melhorar a comunicação entre os profissionais da imprensa do Agro, bem como suprir a falta de eventos técnicos sobre essa temática.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o Encontro representa um marco na difusão de informações. “Proporcionar à imprensa de Mato Grosso do Sul dois dias de conhecimento em relação ao agro reforça a importância do trabalho jornalístico na divulgação das informações sobre o desenvolvimento da agropecuária sul-mato-grossense. O tema para essa edição é de total pertinência considerando o avanço do segmento no estado”.

Segundo o presidente da Reflore MS, Moacir Reis, o Encontro nasceu para quebrar barreiras e fortalecer a comunicação rural.  “O setor de base florestal tem crescido a passos largos em nosso estado; hoje estamos entre os principais produtores de florestas plantadas do Brasil, bem como um dos principais produtores e exportadores de celulose. É um tema importante, que precisa ser difundido, debatido, potencializado. Será o primeiro de muitos e promete marcar como pioneiro nesse formato".

Na noite de segunda-feira (5), o presidente da Reflore/MS tratou do tema: “O Setor Florestal no MS”. Jozébio Esteves Gomes, da Eldorado, falou sobre “Os Desafios do Setor Florestal de MS”. Milena Serro, gerente de comunicação da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), fez palestras abordando “Comunicação no segmento florestal” e o publicitário Henrique Ribeiro Prado, que atua na área de marketing da instituição, falou sobre “Mídias Sociais e Comunicação Contemporânea”.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Famasul

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.