Campo Grande (MS) – O Governo do Estado reuniu-se com a prefeitura de Novo Horizonte do Sul para traçar um plano de ação emergencial e encontrar as soluções mais viáveis que possam amenizar o problema das erosões e voçorocas que atingem o município. Na sexta-feira (27), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) reuniu-se com o prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcilio Álvaro Benedito para tratar do assunto.
O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Nogueira, do gerente de Recursos Florestais do Imasul, Osvaldo Santos, do superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta e do coordenador de Agricultura da secretaria, Fernando Nascimento.
“Já fizemos o levantamento de toda a área atingida, que envolve cerca de 16.500 hectares. Temos conhecimento de onde estão as voçorocas e erosões. Hoje temos uma sinalização daquilo que poderia ser uma das soluções para o problema. Envolveria um trabalho muito forte de terraceamento e um programa de microbacias”, comentou o secretário Jaime Verruck.
Não houve avanço nas tratativas da prefeitura de Novo Horizonte do Sul com o governo federal para que seja decretado estado de emergência no município por parte da União. “No âmbito estadual continuamos o nosso trabalho. A Agraer fez todos os levantamentos e já estão definidos os pontos onde são necessárias as intervenções nas propriedades. Todas as nossas ações têm sido acompanhadas pelo Ministério Público da região”, acrescentou o titular da Semagro.
No que se refere ao Imasul, foi detectado que parte território do município, onde estão localizadas erosões e voçorocas, encontra-se dentro da zona de amortecimento do Parque das Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. “Com essa situação, abre-se uma possibilidade de o Imasul também poder ajudar nas intervenções com os recursos que dispõe. Além disso, estamos buscando parceiros da iniciativa privada, principalmente das usinas de cana próximas à região, para que façam a cedência de máquinas. Estabelecemos um plano de ação de emergência para que, no médio prazo, a gente a gente possa amenizar o problema no município de Novo Horizonte do Sul”, finalizou.
Fotos: Maria Inês Amaral - Ascom/Semagro
Publicado por: