O diferencial competitivo e potencialidades de Mato Grosso do Sul foram apresentados nesta semana pelo governador Eduardo Riedel representantes países estrangeiros no Brasil, juntamente com os secretários Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Hélio Peluffo (Seilog), Eliane Detoni (Escritório de Parcerias Estratégicas) e Luiz Renato Adler (Escritório de Relações Internacionais de MS).
As reuniões foram realizadas no Receptivo do Governo, que fica no Parque Estadual do Prosa. Somente nesta sexta-feira (18), os encontros foram com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy; com o cônsul da França em São Paulo, Yves Tessier d’Orfeuil e a Cônsul Honorária da França em Campo Grande Aline Saddi Chaves; e com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. Na quarta-feira (16), o governador Eduardo Riedel recebeu o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, quando falaram sobre a preservação do Pantanal.
“É minha primeira vez em Mato Grosso do Sul e estou muito impressionado com o que estou observando. O encontro com o governador foi excelente, ele é um líder dinâmico. Tivemos uma ótima conversa para estreitar as relações do Estado com a Índia. Discutimos sobre como atrair companhias indianas para o Mato Grosso do Sul. Falamos também sobre tecnologia e conservação e como startups podem se instalar aqui”, disse o embaixador indiano, Suresh Reddy no encontro que também contou com a participação do senador Nelson Trad Fiho e João Parkinson, do Ministério das Relações Exteriores, além do mestre indian Atam Nambi Guruji.
Com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foi discutido o estreitamento de laços culturais e promoção da integração entre os dois territórios. Na visita, de cortesia foi colocada em pauta possíveis relações bilaterais, assim como o reconhecimento da importância da colônia japonesa na história do Estado.
Na reunião com o cônsul da França, Yves Tessier d’Orfeuil as autoridades discutiram futuras relações econômicas e culturais entre o País e Mato Grosso do Sul, que tem em comum a grande força do agronegócio. O objetivo é estreitar os laços para eventuais relações comerciais.
“Nossa primeira visita aqui no Mato Grosso do Sul para intensificar a relação entre a França e Mato Grosso do Sul. Falamos sobre os futuros laços econômicos, comerciais e culturais, com muitas possibilidades em potencial. Temos empresas francesas atuando aqui”, afirmou o cônsul.
Ele destacou sobre a importância do agronegócio para ambos. “Aqui no Mato Grosso do Sul o agronegócio é muito importante, assim como na França que é um país europeu que é muito forte neste setor, poderemos ter intercâmbios e interesses comuns, nestes assuntos com interesses tanto ao Estado, como para nós”, completou.
O governador Eduardo Riedel defende uma boa relação do Estado com os países europeus, como a França, para ampliar os laços comerciais. Um dos pilares da sua gestão é construir um bom ambiente de negócios, para receber novos investimentos privados e assim garantir mais empregos e renda à população.
Com informações de Natália Yahn e Leonardo Rocha, Secom
Fotos: Saul Schramm