Campo Grande (MS) – O Governo do Estado vai reunir as diversas instituições do setor produtivo, os segmentos da educação e a sociedade em geral para discutir sobre as demandas de emprego, formação profissional e mundo do trabalho. Será realizado na próxima terça-feira, 2 de maio, o seminário “Educação Profissional Articulada ao Setor Produtivo de Mato Grosso do Sul”. A realização é da SED (Secretaria de Estado de Educação) e da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O evento acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, das 8h às 16h.
“A SED solicitou o apoio da Semagro e nós fizemos a interlocução com o setor produtivo. A proposta do seminário é promover uma análise e reflexão do cenário atual das demandas por formação profissional em Mato Grosso do Sul e estimular a proposição de estratégias conjuntas e integradas para o aprimoramento da oferta de cursos profissionalizantes, com maior aderência às necessidades do mercado de trabalho”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.
No seminário, a SED, a Semagro e as federações da indústria, comércio e agropecuária vão se unir para apresentar um panorama desses setores e dialogar sobre as possibilidades de fortalecimento e desenvolvimento desse segmento a partir da implementação da oferta de cursos profissionalizantes nas diversas regiões sul-mato-grossenses. Será consolidado, ainda, o Mapa de Demanda Identificada que subsidiará o financiamento de cursos técnicos pelo MedioTec aos estudantes regularmente matriculados no ensino médio regular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Programação
O Ministério da Educação (MEC) apresentará o MedioTec, que constitui uma ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, com a proposta de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) apresentará a Plataforma SuperTEC, que visa integrar as demandas por formação profissional e tecnológica no Brasil, aumentar o interesse dos alunos e trabalhadores pela qualificação profissional e subsidiar a oferta das escolas técnicas nacionais, tanto em nível público quanto privado.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fará a exposição do Mapa de Demanda do Trabalho da Indústria no MS. Esse instrumento provém de estudos realizados pela CNI e retrata a empregabilidade do setor nas diversas regiões do estado.
O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, vai apresentar uma avaliação do desempenho recente do conjunto das atividades que formam os setores produtivos e de serviços, bem como sua dinâmica demográfica em Mato Grosso do Sul.
As instituições ofertantes dos cursos profissionalizantes que aderiram ao Programa MedioTec apresentarão um panorama da oferta e as perspectivas de novos cursos a serem oferecidos à população sul-mato-grossense.
Por fim, os Serviços Nacionais da Aprendizagem (Sistema S) produzirão um debate acerca da importância da formação profissional para o desenvolvimento socioeconômico do estado e as demandas associadas a cada sistema.
Educação Profissional
A Secretaria de Estado de Educação implantou nas escolas da Rede Estadual de Ensino cursos de formação profissional que visam a elevação dos níveis de escolaridade da população, sua inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento humano e social do Estado.
Em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul inaugurou seis Centros de Educação Profissional, localizados em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Camapuã e Aquidauana. Mais um, em Chapadão do Sul, está em fase de equipagem.
Atualmente, a Rede Estadual de Ensino oferta cursos profissionalizantes em 102 escolas estaduais, cobrindo mais de 60% dos municípios de Mato Grosso do Sul com 45 cursos, nas formas integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio, beneficiando 9.500 estudantes no primeiro quadrimestre deste ano.
Os distribuídos em 9 eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde. Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; e Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Com informações da SED