Campo Grande (MS) – O programa Fomentar Fronteiras, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), foi apresentado na manhã desta terça-feira (6) no segundo dia do “Encontro de Negócios MS-Paraguai”. O evento, realizado Sebrae/MS, é promovido pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do IEL, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semagro, e do Sebrae.
Em sua palestra, o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos, apresentou o “Fomentar Fronteiras” aos empresários participantes do Encontro. “O Programa abrange as operações de importação de produtos industrializados no Paraguai, feitas por empresas atacadistas instaladas nos municípios da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o país vizinho”, informou Bruno Bastos.
Dentre os benefícios fiscais está o diferimento do lançamento e pagamento do imposto incidente na operação de importação do Paraguai, além do crédito presumido de 70% do imposto incidente em relação a operação subsequente à da importação com os mesmos produtos. Onze municípios sul-mato-grossenses, localizados na faixa de fronteira com o Paraguai são abrangidos pelo Fomentar Fronteiras: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.
Após a palestra foi realizada uma rodada de negócios e no período da tarde a delegação paraguaia fará uma visita técnica ao Polo Industrial de Campo Grande. Participaram das atividades desta terça-feira o presidente do IEL, José Fernando Amaral, o embaixador do Brasil em Assunção, Carlos Alberto Simas Magalhães, o vice-presidente da Câmara de Comercio Paraguay Brasil, Junior Dantas e o viceministro de las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas del Ministerio de Industria y Comercio do Paraguai, Victor Bernal.
Publicado por: