Os componentes nutricionais das sementes de chia incluem gorduras saudáveis, antioxidantes, proteínas e fibras
Sementes de chia são uma antiga fonte de energia que durante séculos manteve saudáveis milhares de pessoas ao redor do mundo. Estas super sementes contêm uma grande quantidade de nutrientes que melhoram a saúde, tais como ácidos graxos, ômega 3 e grande quantidade de antioxidantes.
As sementes de chia são nativas da América do Sul, onde eram veneradas por duas das mais poderosas tribos, os astecas e os maias, que consideravam as sementes de chia mais valiosas do que o ouro. Os astecas tradicionalmente consumiam chia para ganhar energia e aumentar a força antes de entrar no campo de batalha ou em uma caçada.
A chia é fácil de cultivar porque consegue sobreviver em ambientes muito úmidos, e é autossuficiente, já que não é afetada pelos insetos e cresce de forma muito eficiente. Uma pessoa pode sobreviver por muito tempo apenas comendo chia, devido à rica mistura de nutrientes que proporciona.
Perfil nutricional
A chia conta com uma impressionante variedade de flavonoides antioxidantes e polifenóis como a quercetina, kaempferol, ácido clorogênico e ácido cafeico. Ela dispõe de três vezes a quantidade de antioxidantes da amora para o mesmo volume.
Chia também está carregada com a pequena cadeia de ácidos graxos ômega 3 e fibras solúveis e insolúveis. Estes nutrientes essenciais fazem da planta uma poderosa defesa contra o estresse diário e processos de doenças crônicas.
Melhora o equilíbrio do açúcar no sangue
Os componentes nutricionais das sementes de chia incluem gorduras saudáveis, antioxidantes, proteínas e fibras. Além disso não contêm açúcar, somente pequenas quantidades de carboidratos não fibrosos, mas níveis elevados de cálcio, magnésio e potássio. Esta combinação é perfeita para manter níveis adequados de açúcar e energia sustentada para um sangue saudável.
Definitivamente, uma dieta que inclui sementes de chia nos provê de armas capazes de combater a diabetes, doenças cardíacas e síndrome metabólica.
Funcionamento saudável dos intestinos
As bactérias saudáveis do nosso sistema digestivo produzem diferentes tipos de fibras. Dado que o açúcar é o inimigo destes microrganismos vivos, porque alimenta os organismos parasitas que competem com eles, a chia e seus compostos de gorduras essenciais, antioxidantes antiparasitários e uma rica variedade de fibras, são uma mistura nutricional perfeita para manter um intestino saudável.
As fibras de chia são capazes de absorver dez vezes o seu peso em água, o que ajuda a hidratar o cólon e remover as toxinas do intestino. A mistura de fibras insolúveis e solúveis ajuda a varrer os microorganismos esponja e as toxinas ambientais para fora do cólon através das fezes.
Melhora a função mental
Chia é carregada com ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes neuroprotetores como a quercetina, o caféico e o ácido clorogênico. Estes antioxidantes e gorduras essenciais produzem membranas celulares que são mais flexíveis e eficientes, de modo que membranas celulares mais saudáveis produzem sistemas de transporte celular de nutrientes mais eficientes e processos de transmissão nervosa mais rápidos. Isto melhora o funcionamento do cérebro, incluindo a memória e a concentração.
O uso da chia na vida diária
Sementes de chia podem ser usadas numa ampla variedade de pratos, incluindo sopas, cereais, ‘smoothies’ e alimentos cozidos. Elas também são uma boa pedida em qualquer salada ou mix de legumes.
Vegetarianos precisam de proteínas e gorduras saudáveis em sua dieta, enquanto os carnívoros precisam de antioxidantes e fibras. A chia, sendo uma grande fonte de proteínas, é o complemento perfeito para estes dois grupos.
Para melhorar a saúde, consuma de duas a quatro colheres de sopa deste super alimento em sua dieta diária. Duas colheres de sopa de chia proporcionam sete gramas de fibra, quatro gramas de proteína e cinco gramas de ácidos graxos ômega 3.
Pode-se dizer que as sementes de chia são a forma biodisponível e enzimática mais ativa para a ingestão ideal de nutrientes.