No ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é tida como ideal para o consumo principalmente no preparo de diversos pratos podendo, em alguns casos, substituir carnes exóticas
No ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é tida como ideal para o consumo
A exigência por textura, coloração e sabor natural tem estimulado os pequenos e médios produtores, que não teriam como competir no sistema industrial, a se voltarem para esta atividade de produção de alimentos alternativos, como a galinha caipira.
Engana-se quem avalia a criação de frango e de galinha caipira como uma atividade condenada ao prejuízo. Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade.
No que diz respeito ao ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é considerada como ideal para o preparo de diversos pratos podendo, até mesmo em alguns casos, substituir carnes exóticas como a de faisão, por exemplo. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha da ave, se comprada ainda viva, até o preparo do prato, para não colocar em perigo a saúde dos consumidores.
Aves novas e de boa qualidade possuem a crista vermelha ou cor-de-rosa, olhos brilhantes, a pele lisa de cor amarelada, os pés e pernas lisos e moles sem esporos, as juntas das asas flexíveis, peito roliço com o osso externo reto e flexível e as coxas bem desenvolvidas.
“Já uma galinha mais velha terá o osso externo calcificado e pés e pernas duros, com pelos abundantes e compridos”, afirma o professor Luiz Fernando Albino, do curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O frango caipira pode ser feito grelhado, frito ou assado. É perfeitamente possível grelhar frangos caipiras, no entanto não se deve utilizar para isto aves mais velhas, pois são menos tenras. O tempo de preparo, por sua vez, depende do tamanho da ave e caberá ao cozinheiro identificar o momento ideal para retirá-lo do fogo e servi-lo aos convidados.
Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade
Para se ter uma ideia, um frango caipira de 1 kg, por exemplo, fica pronto entre 30 a 40 minutos. Para as aves mais velhas, são recomendados os pratos refogados, porque aproveita-se o calor seco para dourar e amolecer a carne. Dependendo do tamanho e da idade da ave, o cozimento pode ocorrer entre 2 e 4 horas (pode ser reduzido caso use panela de pressão).
Abaixo, uma deliciosa receita de Frango Caipira ao Molho Madeira acompanhado de Arroz à Grega e Salada. Confira, aprenda, faça para seus convidados e receba os elogios!
Frango Caipira ao Molho Madeira
Ingredientes
1 frango caipira de 1 kg cortado em pedaços;
2 colheres (chá) de sal;
1 colher (chá) de pimenta rosada;
1 cebola ralada;
3 dentes de alho amassados;
3 colheres sopa de manteiga;
½ xícara (chá) de vinho madeira;
300 g de ervilhas escorridas.
Modo de preparo
Tempere a ave com sal e pimenta. Refogue a cebola e o alho amassado em uma panela com duas colheres de manteiga, acrescente o vinho e o frango caipira. Deixe dourar por mais 15 min, em água fervente. Passe no restante da manteiga e sirva com os pedaços de frango caipira.
A carne do frango caipira, por possuir melhor consistência, é considerada como ideal para o preparo de diversos pratos
Arroz à Grega
Ingredientes
3 xícaras de arroz;
6 xícaras de água 1 caixa de passas;
5 colheres de ervilha;
Queijo parmesão ralado;
Manteiga;
Óleo;
Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura;
Sal.
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar. Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e frite as passas e as ervilhas. Jogue, em seguida, em uma travessa grande. Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.
Salada de Tomate e Queijo Minas
Ingredientes
5 tomates não tão maduros;
300 g de queijo minas;
Vinagre;
Azeite;
Orégano;
Pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de preparo
Corte os tomates em cubos pequenos ou em tiras. Faça o mesmo com o queijo minas. Tempere a salada a seu gosto com os demais ingredientes.
Frango Caipira ao Molho Madeira acompanhado de Arroz à Grega e Salada é uma ótima opção para servir aos convidados
Leia, também, outros artigos relacionados ao tema:
Frangos e galinhas caipiras - dicas de manejo para o sucesso do empreendimento
Galinha caipira - manejo da alimentação
Confira mais informações, acessando os cursos da área Avicultura.
Publicado por: