Campo Grande (MS) - Investimento em pesquisa gera desenvolvimento e ajuda a melhorar a vida das pessoas. Na data (3 de julho) em que completa 20 anos, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), comemora os avanços e enumera os desafios para os próximos anos.
Em alusão a data a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma Sessão Solene na noite de segunda-feira (02), com homenagem feita a 12 pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da pesquisa no Estado, entre autoridades, pesquisadores e ex-presidentes da Fundect.
Presidente do Conselho Superior da Fundect e titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck foi um dos homenageados e afirmou que há muito o que se comemorar nesses 20 anos. “Todas as atividades econômicas passam por transformações e a Fundação, como fundamental para o desenvolvimento, precisa estar num novo patamar. Avançamos muito, mas o desafio é se reinventar, definindo novas estratégias, mas continuar contribuindo para a formação básica de profissionais no Estado”.
Diretor-presidente da Fundect, Marcio de Araújo Pereira, destacou que a data representa mais do que 20 anos de história, mas sim de investimentos em Ciência e Tecnologia com a Fundect participando ativamente do desenvolvimento do Estado. "Pesquisa também desenvolve. As vezes não vemos, mas a ciência está acontecendo e ela ajuda a mudar a vida das pessoas nas pequenas coisas e, por isso a Fundect quer estar cada vez mais próxima do cidadão”.
O secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, parabenizou a todos os pesquisadores do Estado. “São 20 anos de Fundect e nestes últimos quatro anos já foi investido mais do que em 20 anos em ciência e tecnologia. As vezes ninguém percebe essas inovações. Mas temos muitos avanços na agricultura e pecuária devido as pesquisas realizadas por diversas instituições e isso só aconteceu porque a ciência, a tecnologia e o ensino inovador estiveram presentes nas academias”, disse.
Deputado proponente da sessão, Onevan de Matos destacou as conquistas da Ciência e Tecnologia para o Estado, que geram bons resultados a boa parte da população. "Desde as vacinas até a pesquisa que aumenta a produtividade do campo, a ciência e a tecnologia estão em todas as partes".
Em nome dos homenageados, o reitor da UEMS, Fabio disse que MS tem dois momentos, antes e depois da Fundect, que trouxe novos cenários com oportunidades inéditas. "Iniciamos um processo de qualificação maior de formar novos profissionais e a fundação tem boa parte nisso, com as bolsas que viabilizam esse desenvolvimento. O que falta para o nosso país é mais inovação, começando pela indústria. Que esse espírito inovador promovido pela Fundect seja cada vez mais desafiador, por que temos ainda muito a fazer".
Publicado por: