Maracaju (MS) – Ao se consolidar como um dos mais importantes eventos para difusão de tecnologia do País, a Showtec, vitrine cobiçada e local por onde só na edição deste ano circularam mais de quinze mil pessoas, também abriu as suas portas para a divulgação de artesãos locais.
Não estamos falando de peças que encontramos com facilidade, mas sim, de um trabalho manual delicado, produzido a partir da palha do milho, fibra da banana e bagaço da cana.
Uma das expositoras, a artesã maracajuense, Boaventura, mais conhecida como Dona Boa, conta orgulhosa que todo material pode ser transformado em belas peças e o trabalho com novos materiais tem suas surpresas e recompensas. “Cada novo material temos um incremento nas vendas. A novidade mais recente são as caixas feitas com aproveitamento do bagaço da cana. Temos muitas encomendas!” comemora.
Além dos famosos bordados da vovó, no stand também foram expostos e comercializados: vasos, caixas, mandalas, bonecas, enfeites, doces, tapetes, mel e quadros de diversos artistas da cidade.
Não faltaram suvenires para os milhares de visitantes e expositores vindos de todo canto do País.
O Showtec que aconteceu em Maracaju, na Sede da Fundação MS, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro recebeu mais de 15 mil pessoas.
Kelly Ventorim