Campo Grande (MS) – Campo Grande sedia nesta terça e quarta-feira (10 e 11) a reunião do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas. O evento acontece no Sindicato Rural da Capital com participação de representantes de comitês de bacias de 25 estados. O coordenador do Fórum Nacional, Hilderaldo Buch, e membros do Fórum estiveram com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, na manhã de hoje (10). Também estavam presentes o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges; o diretor de Licenciamento, Osvaldo dos Santos, e o gerente de Recursos Hídricos do órgão ambiental, Leonardo Tostes Palma.
“Eles pediram apoio do Estado no fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, inclusive inserindo no planejamento do governo as ações levantadas por esses colegiados. Aqui no Estado temos três comitês de bacias: do Ivinhema, do Miranda e do Santana-Aporé. Os comitês desempenham um papel importante na gestão responsável dos recursos hídricos porque são a instância encarregada de definir como se dá a utilização da água em sua área de abrangência”, explicou André Borges.
Outra proposta trazida pelos membros do Fórum Nacional é a criação do Fórum Estadual de Recursos Hídricos, e para isso solicitaram o apoio da Semagro e do Imasul nessa construção. “Faremos tudo o que estiver dentro de nossa responsabilidade e possibilidades. Compreendemos a importância dos comitês e dos fóruns, pois são a mão da sociedade definindo como gerir os recursos hídricos, bem que é de todos”, ponderou Leonardo Sampaio.
Jaime Verruck lembrou que Mato Grosso do Sul é dividido ao meio pelas bacias hidrográficas dos rios Paraguai e Paraná, abriga dois terços do Pantanal e está localizado sobre o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório de água doce do planeta. “Temos todo interesse em normatizar o uso racional da água porque é nossa principal riqueza natural. Temos o Conselho Estadual, a Política Estadual e o Plano Estadual de Recursos Hídricos, sob responsabilidade da Semagro que faz a articulação com todos os órgãos do governo e municípios para conduzir essa gestão de maneira a garantir água de qualidade para as futuras gerações”.