Responsável por trabalhar o desenvolvimento rural com viés sustentável diretamente nos municípios, o CMDRS, foi fortalecido pelo Estado com o trabalho do Conselho Estadual, CEDRS/MS, através da Semagro e hoje dá sinais da importância de sua contribuição para a agricultura familiar.
- . Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses
- . Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses
- . Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses
Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses
Durante a entrega de 16 patrulhas e 92 equipamentos para os municípios de: Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos, na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro, no CEPAER, a presença de membros dos Conselhos de diversos municípios, integrados com as equipes das Prefeituras e o Governo do Estado, demonstram que a unidade buscada no início do trabalho de fortalecimento foi alcançado.
A constatação é do Secretário Jaime Verruck, titular da pasta que cuida das políticas públicas voltadas ao setor produtivo. “Com a participação ativa dos conselhos, as ações de governo – como a aquisição de maquinas e equipamentos e discussão de políticas públicas – ganham um reforço importante, sendo realizadas o mais próximo da necessidade do campo”.
Segundo o secretário executivo do CEDRS/MS, Carlos Gonçalves, da Semagro, o planejamento do uso dos equipamentos entregues aos municípios, assim como, o monitoramento e avaliação dos resultados alcançados em prol do desenvolvimento rural sustentável são realizados pelos conselhos municipais o que otimiza custos e contempla maior número de produtores.

Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses
As Patrulhas
A entrega das 16 patrulhas e 92 equipamentos realizada na capital esta semana marca o início de repasses do Governo do Estado. Ao todo serão entregues 53 patrulhas mecanizadas e 296 equipamentos agrícolas para 40 municípios sul-mato-grossenses, adquiridos com recursos de emendas parlamentares federais, com contrapartida do Governo do Estado, com investimento de R$ 6,6 milhões.
Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS)
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS), órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado a Semagro, tem entre suas finalidades e competências identificar, planejar e executar ações em prol do desenvolvimento das cadeias produtivas, valorizando a população rural e sua permanência no campo. Trabalha ainda o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo à manutenção dos recursos naturais e à recuperação dos recursos naturais degradados, o alcance da justiça social, eliminando conflitos de interesses ou evitando a deflagração de potenciais conflitos.
Para o planejamento e execução destas ações, o CEDRS promove articulações com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e outros Ministérios, assim como com as Secretarias de Estado e outros órgãos ou entidades, públicos ou privados, nacionais ou estrangeiros, para quaisquer finalidades compreendidas no seu âmbito de atuação.
Outra importante atribuição do CEDRS é o estimulo e orientação da instituição de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e credenciamento das empresas ou entidades para a prestação de serviços de assistência técnica ou de extensão rural, no âmbito das atividades da agricultura familiar.
Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)
Os CMDRS, formados por delegados das organizações representativas de agricultores familiares, membros do poder público e de “entidades parceiras”, tornaram-se espaços institucionalizados de discussão e definição de ações dirigidas a promover o fortalecimento da agricultura familiar nos âmbitos municipal e territorial. Eles constituem o espaço privilegiado de elaboração dos Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), emulando a participação dos sujeitos politicamente organizados e o fortalecimento da cidadania.
Kelly Ventorim, Semagro