Campo Grande (MS) – Durante o lançamento do Movimento Compre do Pequeno Negócio – ação organizada pelo Sebrae em todo o país, lançada na quarta-feira (5) – o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna, destacou o protagonismo e empenho do governador Reinaldo Azambuja em fortalecer os pequenos empreendimentos e criar um novo paradigma econômico para o Estado. “Esse movimento é importante e se alinha com os eixos e objetivos do Propeq – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, que lançamos em 24 de junho. É uma mudança de paradigma. Ao invés de a gente ficar refletindo sobre os impactos da crise, nós estamos criando uma forma de dar sustentabilidade ao longo do tempo para os pequenos negócios e, assim, fortalecer a economia, especialmente no interior, onde os esses empreendimentos são a maioria”, afirmou Ricardo Senna.
O adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) lembrou também da Rota do Desenvolvimento, ação do governo do Estado, em parceria com o setor produtivo, “onde já estamos fazendo a sensibilização dos atores locais e das demais entidades a fim de que se atentem para a necessidade de fortalecer e aumentar a competitividade dos pequenos negócios”.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa inédita e foi lançado nesta quarta-feira (5) em todo o País, com o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micros e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
Em Campo Grande, a solenidade aconteceu às 10h30, na sede do Sebrae, e contou com a participação de lideranças empresariais e políticas do estado; além de pequenos negócios que comercializaram seus produtos e serviços no local. O secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, representou o governo do Estado no evento.
Mato Grosso do Sul registra mais de 190 mil pequenos negócios ativos (41% microempreendedores individuais e 59% micros e pequenas empresas), conforme aponta o Empresômetro MPE, desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Eles representam 31,9% do PIB do estado e, de acordo com o último Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa (Sebrae/Dieese), são responsáveis por gerar mais de 214 mil postos de trabalho em MS.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. As micros e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.
A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas: 1) É perto da sua casa; 2) É responsável por 52% dos empregos formais; 3) O dinheiro fica no seu bairro; 4) O pequeno negócio desenvolve a comunidade; e 5) Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.
Foto: Nolli Corrêa – Semade
Com informações do Sebrae-MS.