Os produtores de carne bovina que se reuniram em Mazatlan, México, nos dias 22 e 23 de outubro, concordaram por unanimidade com a expansão da Five Nations Beef Alliance (FNBA) – apoiando a entrada no grupo de representantes de produtores do Brasil e do Paraguai.
Os líderes da aliança calorosamente deram as boas vindas aos representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), do Brasil, e da Associação Rural do Paraguai (ARP) como novos membros.
“O forte compromisso dos representantes do Brasil e do Paraguai com os princípios fundamentais e a disponibilidade de conjuntamente discutir questões em comum, faz com que estas organizações tenham um ajuste ideal com as associações existentes”, disse o presidente da conferência nesse ano, Oswaldo Chazaro Montalvo, presidente da Confederação Nacional de Organizações Pecuárias (México).
A inclusão desses dois países produtores de carne bovina fará com que a Aliança cresça para representar 46% da produção total de bovinos e 63% das exportações globais de carne bovina.
Como consequência, a Aliança foi rebatizada como International Beef Alliance.
Durante a conferência anual, os líderes também revisaram a intenção estratégica da Aliança e desenvolveram um plano de trabalho para guiar atividades coletivas para os próximos 12 meses. Um elemento essencial será o esforço conjunto da Aliança em defender a liberação comercial que está em curso – especificamente em relação à ratificação do acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP) após o término das negociações no começo desse mês.
Além do comércio, a Aliança também continuou comprometida em trabalhar junto reunindo informações de mercado, engajando-se em questões de sustentabilidade e saúde animal e continuando seu programa de desenvolvimento de jovens líderes.
Nos últimos 3 anos, o BeefPoint ajudou o Brasil a se aproximar dessa associação que reúne as principais entidades do mundo de produtores de gado de corte.
Miguel Cavalcanti conhece a FNBA praticamente desde sua fundação e mantém contatos constantes.
No ano passado, a pedido do presidente da NCBA (maior associação de produtores de gado de corte dos EUA) e do executivo da FNBA, ajudou a Acrimat a participar pela primeira vez da reunião anual.
No encontro do ano passado, Miguel Cavalcanti, do BeefPoint e Luciano Vacari, que na época era superintendente da Acrimat participaram e palestraram no evento.
Leia o texto pós-conferência de 10 de outubro de 2014, por Miguel Cavalcanti:
Missão cumprida na 5 Nations Beef Alliance – Miguel Cavalcanti
Fonte: International Beef Alliance, traduzida pela Equipe BeefPoint.