Corumbá (MS) – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), protagonizou na noite de quinta-feira (20) o primeiro encontro da atual gestão do governo do Estado com o setor de mineração em Corumbá. A reunião aconteceu no estande da secretaria montado na Praça Generoso Ponce, junto às estruturas do 12º Festival América do Sul Pantanal. O encontro contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, do secretário adjunto, Ricardo Senna, além de representantes da Fiems, do Sindicato das Indústrias Extrativas de Corumbá e Ladário (Sindiecol), da Vale, da Vetorial e das prefeituras municipais de Corumbá e Ladário.
De acordo com o secretário, a recomendação do governador Reinaldo Azambuja – que rapidamente visitou o estande e cumprimentou os presentes – é a de “organizar o setor e criar mecanismos para solucionar as demandas existentes. Algumas medidas já foram tomadas, no caso do diesel e do carvão e diesel. Temos ainda a MS Mineral, criada em 2012, que apesar de ainda não estar operante, não significa que o governo não se preocupe ou não tenha propostas para o setor”.
Na avaliação do 3º vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, a indústria da mineração passa por grandes dificuldades devido aos custos com logística e energia e essa questão foi apresentada ao secretário Jaime Verruck. “O Governo do Estado comprometeu-se em apoiar as mineradoras para tentar resgatar a ALL (América Latina Logística) para reativar o transporte ferroviário de Corumbá até o Estado de São Paulo e, dessa forma, minimizar custos. Outra proposição é a construção de uma termoelétrica em Corumbá em parceria com o Governo da Bolívia para utilizar o gás natural do país vizinho para que, assim, a energia tenha menor custo”, disse.
Também presente à reunião, o presidente do Sindiecol, Edemir Chaim Asseff, destacou que essa foi o primeiro encontro de representantes da indústria de mineração com a administração estadual e serviu para abrir um canal de comunicação para repassar as reivindicações das mineradoras. “A reunião foi produtiva e o secretário Jaime Verruck deve estudar qual a melhor forma de sanar o problema da logística que tanto prejudica o escoamento da produção das mineradoras instaladas na região oeste de Mato Grosso do Sul”, comentou.
Na manhã desta sexta-feira (21), o secretário Jaime Verruck, o secretário adjunto Ricardo Senna e representantes do setor de mineração de Corumbá e região visitaram a área de exploração da Vale, no maciço do Urucum e assistiram a uma breve apresentação da empresa sobre a atuação e situação do minério no mercado interno e externo.
Verruck também fez o plantio de uma muda de Aspilisa grazielae – nome dado em homenagem à botânica corumbaense Gabriela Maciel – uma espécie nativa e endêmica dos Morros de Urucum e Santa Cruz. A Vale utiliza essas mudas na revegetação de suas áreas mineradas na região.
Visita ao Mirante da Vale no Maciço e Urucum, em Corumbá.
Com Maria Inês Amaral e informações da Fiems
Fotos: Marcelo Armôa