Fepagro e Embrapa programam lançamento de cultivar de batata-doce para 2016

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 13, 2015 as 05:33 | Voltar

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Embrapa Clima Temperado estão programando o lançamento de uma nova cultivar de batata-doce para o primeiro semestre de 2016. O assunto foi abordado em reunião realizada na semana passada na sede da Embrapa Clima Temperado em Pelotas, onde o diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira, e o pesquisador Zeferino Chielle foram recebidos pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, e sua equipe.

A nova variedade, batizada de BRS Fepagro Viola, se apresenta como mais uma alternativa para os produtores do Rio Grande do Sul, podendo ser empregada na produção de etanol por sua alta concentração de amido. De acordo com o diretor técnico da Fepagro, a cultura da batata-doce vem ganhando notoriedade, por ser considerada uma fonte de energia do tipo carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. “Este alimento também é rico em fibras, fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C”, detalha.

Parcerias – Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de parcerias para otimização do uso do espaço da Fepagro Sul, Centro de Pesquisa da Fundação localizado em Rio Grande. Pillon afirmou que a Embrapa está aberta a propostas de ações conjuntas na unidade. Uma reunião, agendada para novembro, deve tratar desta cooperação, com a participação de representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.