Douradina (MS) – No dia 12 de maio Douradina completou seus 36 anos de emancipação política. A festa que todos os anos é realizada no feriado oficial da cidade foi promovida no dia seguinte, sexta-feira (13), para aproveitar a Feira da Agricultura Familiar do Município. Iniciada no município há menos de um ano, a feirinha já caiu nas graças dos moradores.
Com essa ação, a Feira da Agricultura Familiar, passa a fazer parte do calendário festivo da cidade. Inaugurada no dia 16 de agosto do último ano, a feira é promovida pela Agraer em parceria com a Prefeitura Municipal e a Agrodina (Associação da Agricultura Familiar de Douradina). As barracas são montadas sempre na segunda semana de cada mês.
“A cidade está de parabéns pela sua história e também pelo apoio que vem dando aos agricultores familiares da região. No ano passado, eu estive aqui na inauguração da feira e, é gratificante ver que está tendo uma regularidade, com a participação da população. Faz parte das determinações do governador Reinaldo Azambuja incentivar boas iniciativas e a Agraer quer continuar fomentado práticas como esta”, afirmou o diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini.
Para o casal de idosos Jandira Eva Polono e Cícero Santos foi uma oportunidade de lazer e encontro com os amigos. “Aqui não tem muita coisa diferente para se fazer e ir para Dourados se torna cansativo quando você passa de uma determinada idade. Sem contar que é a oportunidade de reunir a família”, afirmou a senhora.
A feira também ajuda na circulação de dinheiro na cidade. “Pode parecer pouco, mas não é. Hoje, em Dourados, começou a ExpoAgro, segunda maior exposição agropecuária. Se nós não tivéssemos a feira aqui, provavelmente, parte das pessoas daqui iriam gastar em coisas lá. Esta noite reunimos as famílias, incentivamos a economia local e damos apoio aos agricultores. Uma parceria com a Agraer que vem mostrando resultado”, garantiu o prefeito Darcy Freire.
Resultado que a barraquinha da família Costa já sentiu logo nas primeiras horas de evento. Com pamonhas, doces, salgados e pães caseiros amostra, muitas e muitas pessoas aproveitaram para comprar algum produto. “Essa é a quarta vez que participamos da feira. Tem amigos nossos que estão aqui desde o começo e nos chamaram. Apesar da cidade ser pequena e já termos nossa clientela, a feira ajuda nas vendas”, disse o senhor Francisco Neto Costa.
Na propriedade em que leva o mesmo nome do proprietário, sítio “São Francisco”, são produzidos leite, queijo, milho, mandioca e até uma horta para consumo de subsistência. “Nossos produtos ficaram mais conhecidos através da feira e facilita a comercialização também. Estamos tendo boa aceitação e também nos divertimos enquanto trabalhamos. Aqui, na barraca, a família toda ajuda”, contou Maria Nair, esposa de Francisco.
“Antes da feira a população estava sem uma opção de lazer desse tipo. No ano passado íamos para dois anos que não tínhamos um ponto de encontro público como esse”, afirmou a coordenadora da Agraer de Douradina, Rejane Brignone. Também esteve presente nas comemorações o coordenador regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira e servidores locais da Agência.
Além das barracas da agricultura familiar com praça de alimentação, a festa incluiu uma estrutura de iluminação e som para receber a banda Edição Especial, vinda de Maringá (PR). O palco foi montado ao lado da feira. Uma rua foi fechada para acomodar melhor o público: crianças, adolescentes e casais de jovens e idosos, durante o show.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer IFotos: Dunga