Chapadão do Sul (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) marcou presença na 24ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul, realizada pelo Sindicato Rural do Município. Na quinta-feira (2), o diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini, prestigiou as duas palestras: Doenças de raízes das plantas de soja e de milho e Tendências e perspectivas de mercado destes grãos.
Este primeiro ciclo de palestras, que conta com o apoio da Aprosoja, contou com a abertura do delegado do Sindicato Rural, Elo Ramiro Loeff, organizador das palestras e pelo diretor da Aprosoja, Jorge Michelc, que deram as boas-vindas aos participantes.
Na cerimônia, Michelc lembrou que Chapadão do Sul é o décimo maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul, onde os produtores conseguem a melhor média de produção, calculada, neste ano, em 52 sacas por hectare.
A primeira palestra foi ministrada pelo professor Erlei de Melo Reis, doutor em fitopatologia, que abordou as doenças de raízes das plantas de soja e de milho.
Erlei destacou a importância do monitoramento das lavouras, com todos os cuidados para se conseguir um correto diagnóstico de doenças. Uma vez diagnosticado os problemas que estão presentes na terra, deve o produtor escolher variedade resistentes aos mesmos.
Na palestra, o professor descreveu as principais doenças das raízes da soja e do milho e destacou a importância do tratamento de sementes, a rotação de cultura e a boa fertilidade do solo, para se evitar o alastramento das doenças.
As doenças estão sempre presentes no solo e é importante o produtor avaliar a intensidade delas para a decisão do seu controle, ou não, visando sempre à análise do custo benefício econômico.
Lembrou o professor que além da fertilidade e rotação de cultura, em terras mais argilosas as doenças são menos agressivas.
A segunda palestra “Tendências e Perspectivas de Mercado da Soja e do Milho”, foi ministrada pelo consultor João Pedro Dias.
Durante o curso foi ressaltado que a alta dos preços das commodities se deu devido, principalmente, a fatores básicos como: o aumento crescente do consumo, o baixo estoque nacional e internacional, o câmbio e a baixa perspectiva de aumento da área a ser plantada no mundo.
Após as palestras ocorreu a mesa redonda de debates. Marcaram presença nas palestras, além de diretores do Sindicato Rural, o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff e a vereadora Sônia Maran. Na Exposul, o dirigente da Agraer também percorreu as instalações do evento e participou da programação noturna.
Aproveitando a agenda em Chapadão do Sul, Felini ainda visitou os escritório da Agraer do Município e de cidades vizinhas: Camapuã, Paraíso das Águas e Coxim.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Fotos: Dunga