O mercado árabe continua aquecido para a carne de frango brasileira, mas exportadores do Brasil estão cautelosos quanto ao fechamento de contratos de longo prazo diante de incertezas sobre aumentos dos custos, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
“Várias empresas estão receosas sobre fechar contratos de longo prazo devido ao momento de incerteza no Brasil, frente às instabilidades dos elementos que compõem os custos”, disse o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, em comunicado.
Além do aumento no preço do milho de mais de 30% neste início de ano, afetando custos de nutrição dos animais, a indústria enfrenta elevação de custos de energia e mão de obra.
Representantes da ABPA e de empresas brasileiras exportadoras de carne de frango estão participando nesta semana da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O principal destino da carne de frango brasileira é a Arábia Saudita, que importou 24% a mais do produto em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Nos Emirados Árabes Unidos, o aumento nas compras do produto brasileiro foi de 20%. No Kuwait, a alta foi de 74%, e no Egito, de 638%.
“É fato, entretanto, que esta demanda elevada somada às altas no custo de produção têm levado a um realinhamento do preço praticado no comércio internacional”, disse Turra.
O Brasil mantém a competitividade no mercado de carne de frango internacional em 2016,apesar do crescimento nos custos de produção, segundo recente relatório do Rabobank.