Campo Grande (MS) – Soja, carne, açúcar, minério de ferro, gusa e ferro ligas são os destaques da balança comercial de Mato Grosso do Sul com o setor externo no primeiro semestre de 2017. É o que aponta a Carta de Conjuntura do Setor Externo divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) – clique aqui para fazer o download do documento.
“No acumulado do primeiro semestre tivemos um crescimento das exportações e das importações, com um saldo acumulado e 1,248 bilhão nos seis primeiros meses de 2017, superior aos 1,230 bilhão registrados em 2016”, informou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
De acordo com o documento da Semagro, a Soja em grão aparece como primeiro produto na pauta de exportações, com aumento de 16,56% em relação ao mesmo período no ano passado. “Esse desempenho mostra que a política adotada pelo governo do Estado, com a flexibilização da paridade da soja em alguns momentos tem dado resultado”, comentou Verruck.
Com relação à celulose, segundo item na pauta de exportações do Estado, houve diminuição em termos de valor de 5,23% em relação a janeiro a junho 2016. “Essa queda é decorrente de um ajuste de mercado, dado que a celulose tem uma exportação bastante estável. Isso não chega a nos preocupar”, acrescentou o secretário.
As vendas externas de carne bovina no primeiro semestre de 2017 aumentaram 10,43% em relação ao mesmo período do ano passado. “Havia uma preocupação em relação à carne bovina devido aos problemas registrados nos últimos meses. Fizemos um trabalho muito intenso com todos os setores e o resultado positivo e maior do que no ano passado mostrou o dinamismo dessa cadeia produtiva e empenho do governo federal, estadual e setor produtivo”, afirmou Jaime Verruck.