Campo Grande (MS) – A importância da educação para o desenvolvimento econômico e social de Ivinhema. Este foi um dos destaques dos discursos das lideranças rurais e políticas durante a abertura da 5ª edição da Expoivi – Exposição Agropecuária, comercial, e industrial de Ivinhema, realizada nesta quinta-feira (11), no Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi, com a presença de mais de 100 pessoas.
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, salientou, em seu discurso, as ações do sistema sindical em prol do crescimento do agro. “Ao longo deste ano, o Senar/MS, juntamente com o Sindicato Rural de Ivinhema, realizou no município mais de 60 cursos, atendendo aproximadamente 500 produtores e profissionais. A importância desse trabalho se reflete diretamente na sociedade local”, reforçando que
Saito também falou do resultado dos programas do ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, desenvolvidos na região e que vem modificando a estrutura econômica. “Aqui, no município, são 19 produtores rurais atendidos pelo Mais Leite. Hoje trazemos, para a Expoivi, o desafio de trazer o Hortifruti Legal”.
Em seu discurso, a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel, falou sobre o Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar/MS. “Estamos ampliando o alcance desta iniciativa que hoje já atinge 1,5 mil alunos da rede pública da nossa cidade, fazendo a conexão entre o campo e a cidade”.
Edy também falou sobre o desenvolvimento agroeconômico da região e da importância da representatividade rural. “Quero reafirmar nosso compromisso de defender e representar de maneira ética e legal os direitos dos produtores rurais, uma classe que nos orgulha diante de tanto desafios e insegurança conseguem aumentar a produtividade e produzir alimentos”.
O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, destacou a relevância da escolha dos temas que serão abordados no evento. “O sindicato e seus parceiros trazem aqui uma oportunidade ímpar que é discutir temas relevantes para a agricultura familiar, entre eles a horticultura”. Do mesmo modo,
Do mesmo modo, o delegado Federal da Secretária Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Dorival Betini, falou do avanço da tecnologia agropecuária no Estado. “Vamos inaugurar em Glória de Dourados, o centro tecnológico, que será um apoio à agricultura familiar e fica próximo a Ivinhema, aumentando a nossa produção”.
Participaram da cerimônia de abertura da Expoivi, o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan; o prefeito de Ivinhema, Eder Uilson França Lima, Tuta; o deputado estadual, Renato Câmara.
Estiveram presentes, os presidentes dos sindicatos rurais: Manuel Agripino, de Bataguassu; Lúcio Damália, de Dourados; Vanilton Rocha da Silva, de Glória de Dourados; José Pereira da Silva, de Jateí; Telma de Menezes, de Nova Alvorada do Sul; Hemerson Israel dos Santos, de Nova Andradina; Juliano Schmaedecke, de Maracaju; Ligia Franciscon Ricardo, de Anaurilândia e Antônio Gesuatto, de Angélica.
Hélio Souza, Agraer