No epicentro do agronegócio de Mato Grosso do Sul, Dourados ganhou mais um impulso de infraestrutura para potencializar a atração de novos empreendimentos e agroindustrialização. Nesta sexta-feira (14), o governador Eduardo Riedel e o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) entregaram o campo da aviação do Aeroporto Regional de Dourados, que passou por obras de infraestrutura com investimentos de R$ 97 milhões.
O evento contou com a presença do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) que destacou a importância da obra para o desenvolvimento econômico da cidade. O aeroporto da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul ficou quase quatro anos sem receber voos comerciais.
“Dourados é a capital do agronegócio, com uma economia diversificada que inclui a produção de etanol de milho e de cana. O grande potencial da agroindustrialização está aqui, aliado à infraestrutura necessária para sustentar esse crescimento. A retomada do aeroporto era uma demanda essencial para o desenvolvimento da região, e hoje o governo lança as obras do novo terminal, reforçando a importância dos investimentos em infraestrutura”, afirmou Jaime Verruck.
O titular da Semadesc lembrou que “em 2016, trouxemos a Coamo para industrializar a soja na região. A primeira indústria de etanol de milho do estado foi instalada em Dourados, processando mais de 2 milhões de toneladas. Além disso, contamos com uma forte presença da avicultura e suinocultura, com a BRF e a expansão da JBS, que já emprega cerca de 4 mil pessoas”.
Essa evolução, de acordo com o secretário, “é fruto de uma parceria entre o Estado, deputados e emendas parlamentares. Além disso, é fundamental enxergar Dourados dentro do contexto da Rota Bioceânica. A cidade tem um enorme potencial produtivo e será um elo estratégico para o escoamento da produção regional rumo aos mercados internacionais”.
Denominado oficialmente como Aeroporto Francisco de Matos Pereira, o espaço foi modernizado, além de ter a pista de pouso e decolagem ampliada e revitalizada, e um novo pátio de aeronaves e taxiway, bem como instalação dos auxílios à navegação. O novo pátio agora pode receber aeronaves maiores, ampliando a oferta de voos comerciais e a operação de mais voos simultaneamente.
“Agora, o próximo passo, já anunciado hoje, será a construção do terminal de passageiros e a retomada dos voos comerciais. Dourados, sendo a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, não pode prescindir de uma infraestrutura aeroportuária adequada para impulsionar seu crescimento”, finalizou o secretário Jaime Verruck.
Rosana Teixeira, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda