Dourados (MS) – A Prefeitura de Dourados entregou ao Governo do Estado na tarde da última quinta-feira (24), em solenidade na 12ª Festa do Peixe, a escritura da área onde será construída a Ceasa (Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros) de Dourados.
A área de 4,1229 hectares, localizada na BR-163, próximo ao Trevo do Anel Viário, foi para o nome da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) por doação, aprovada pela Câmara de Vereadores, no final do ano passado. Com a escritura em mãos o Estado dará início à primeira fase do projeto e até o final do ano já pretende começar a receber produtos.
Estavam presentes na solenidade, sob muita chuva, o secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão rural), Enelvo Felini, o superintendente da Sepaf, Edwin Baur, os deputados Geraldo Resende (federal), Zé Teixeira e João Grandão (estaduais), o comandante do 3º Batalhão da PM, Carlos Silva, o vereador Bebeto, os coordenadores da UFGD e produtores rurais.
Felini destacou a parceria entre Estado e Prefeitura e afirmou que teve certeza que o projeto daria certo na primeira reunião que teve com o prefeito Murilo. Ele lembrou que foi muito bem recebido pelo prefeito e que o mesmo se prontificou de imediato a viabilizar a área.
O diretor da Agraer informou que ainda este ano o Estado construirá parte da estrutura, que já será suficiente para iniciar o recebimento da produção de hortifrutigranjeiros. Isso deve ocorrer já no final do ano. A segunda etapa das obras será feita no ano que vem. O Estado está tentando obter recursos federais para isso. “A Ceasa será muito importante para Dourados; todos ganham, do produtor ao mercado consumidor, que tem produtos mais baratos”, afirmou.
Fernando Lamas disse que a Ceasa é uma resposta à determinação do governador Reinaldo Azambuja para materializar ações que possam desenvolver e fazer crescer o Estado. Ele também destacou que com a parceria Prefeitura/Estado ficou mais fácil construir a Ceasa. “É uma região de mais de 30 municípios que reúne mais de 1 milhão de habitantes, que precisa dessa Ceasa já há algum tempo para ajudar a diversificar a produção”, ressaltou.
O secretário Municipal de Agricultura e Economia Solidária, Landmark Rios, destacou a Ceasa como mais uma importante conquista para os produtores familiares de Dourados. Para ele, a central vai estimular a produção e melhorar a renda no campo. “Foi um trabalho em conjunto que está dando certo; estou muito feliz”, disse o secretário.
O deputado federal João Grandão destacou que é um orgulho ver o projeto sair do papel. Disse ainda que no passado viabilizou recursos de emenda parlamentar para construir a central de abastecimento em Dourados, mas que a mudança de local pela Prefeitura acabou inviabilizando a proposta.
Geraldo Resende elogiou a iniciativa da Ceasa. “Dourados precisava há muito tempo de uma estrutura dessa. Parabenizo o prefeito Murilo, a Assembleia e o governador Reinaldo pela iniciativa”.
Na ocasião, o diretor da Agraer, Enelvo Felini e o secretário Landmarck assinaram um termo de doação do terreno para construção da Ceasa de Dourados.
Em seguida, foi a vez do secretário da Sepaf, Fernando Lamas, termo de cessão de uso de um veículo para prefeitura. O automóvel será utilizado para a piscicultura do Município.
A 12ª Festa do Peixe de Dourados foi promovida no Parque Ambiental Primo Vicente Fioravante (do Rego D`Água), de 20 a 27 de março.
Com informações Dênes de Azevedo